Jessica Cantlon, Personalidade do Ano da Revista Time de 2017, debate sobre os direitos das mulheres no percurso académico com investigadoras da UC

Em 2017, Jessica Cantlon foi escolhida como Personalidade do Ano pela Time como uma das "Silence Breakers", no âmbito do movimento #Metoo, sendo publicamente reconhecida pelas suas contribuições para o combate ao assédio sexual na ciência e continua a falar sobre o impacto do assédio sexual nas carreiras das mulheres e sobre a retaliação de que foi alvo enquanto denunciante.

25 março, 2024≈ 2 mins de leitura

No dia 22 de março de 2024, um grupo de quase 30 investigadoras da UC reuniu-se para a debater sobre os direitos das mulheres no percurso académico, incluindo o tema do assédio. Jessica Cantlon, investigadora e professora da Universidade Carnegie Melon, nos Estados Unidos, e que, em 2017, foi escolhida como Personalidade do Ano pela Time como uma das "Silence Breakers", no âmbito do movimento #Metoo, relatou a sua experiência no tema. A partir da sua fala, as investigadoras debateram sobre as barreiras enfrentadas pelas mulheres no meio académico.

Estiveram presentes investigadoras de diferentes estádios da carreira, além de membros da equipa do projeto GendER@UC EEA Grants. O encontro destinou-se a investigadoras doutoradas na Universidade de Coimbra, em formato Presencial, no Laboratório de Design Thinking do Student Hub, Pólo 1.