Universidade de Salamanca contribui para a implementação de estudos superiores em universidades africanas

06 fevereiro, 2024≈ 2 mins de leitura

A Universidade de Salamanca participa no projecto europeu GEODES, que visa implementar estudos superiores em Geociências e Engenharia de Minas em diferentes universidades africanas. A professora de Petrologia e Geoquímica da USAL Lola Pereiro é a investigadora principal do projeto, no qual colaboram outros professores do Departamento de Geologia.

GEODES, sigla para Geociências, Desenvolvimento e Sustentabilidade – África e Europa juntas, tem um orçamento de quase 450.000€ co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, destinado principalmente ao fornecimento de infra-estruturas de investigação e formação de professores nas universidades africanas por professores de instituições europeias. A coordenação do consórcio cabe à Universidade de Coimbra.

Não é a primeira vez que a Universidade de Salamanca participa numa iniciativa deste tipo, uma vez que o GEODES se apresenta como a continuação de um projecto anterior na mesma linha, o SUGERE, que concluiu em Novembro passado com resultados de sucesso para as universidades africanas envolvidas desde Angola, Moçambique e Cabo Verde.

No novo projecto participam como anfitriões universidades que já estavam na SUGERE, como Eduardo Mondlane de Moçambique e Agostinho Neto, de Angola, e foi promovida a participação de outras mais pequenas de ambos os países, como as angolanas de Katyavala Bwila e Mandume Ya Ndemufayo, e os moçambicanos de Lúrio e Púnguè.