/ Testes Psicológicos / Funções Cognitivas (Neuropsicologia)

Questionário de Literacia (QL)

Versão portuguesa (original)

Freitas, S., Nogueira, J., Prieto, G., Vilar, M., Santana, I., & Simões, M. R. (2018). Questionário de Literacia (QL): Manual [The Literacy Questionnaire (LQ): Manual]. PsyAssessmentLab, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Coimbra: Portugal.

Enquadramento teórico

O QL foi concebido para obter uma medida de literacia através da avaliação da frequência de algumas atividades relacionadas com a leitura e hábitos culturais, atividades complexas da vida diária que exigem envolvimento cognitivo e atividades profissionais. A literacia tem sido explorada como uma variável com um contributo ativo na reserva cognitiva, uma vez que esta característica permanece dinâmica ao longo da vida, mesmo após a conclusão da educação formal. Há, atualmente, um número considerável de estudos que recorrem à literacia enquanto indicador válido da reserva cognitiva.

Descrição

Domínio de avaliação: Reserva cognitiva.

Tipo de instrumento: Questionário de autorresposta ou entrevista com duas versões paralelas (i) informador/cuidador e (ii) paciente.

Aplicação: Individual, 10 minutos.

População: Adultos e idosos.

Estudos

O QL foi originalmente desenvolvido no âmbito do projeto “Aging and Cognitive Decline in the Portuguese Population: Incidence, profiles, risk and protective factors” (IF/FCT/01325/2015: PI Sandra Freitas), que incluiu o desenvolvimento do estudo experimental, o estudo piloto (N = 202) e a conclusão da versão final.

Atualmente, estão a decorrer estudos normativos, psicométricos e de validação clínica (com pacientes com Declínio Cognitivo Ligeiro e Doença de Alzheimer) do QL para a população portuguesa.

Investigação futura

O PsyAssessmentLab está disponível para colaborar ativamente em projetos de investigação relacionados com este instrumento, incluindo estudos normativos e de validação.

Financiamento

Os estudos de investigação com o QL foram financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia [IF/FCT/01325/2015], no âmbito do projeto da primeira autora.

Contactos

Sandra Freitas (sandrafreitas0209@gmail.com)

Referências bibliográficas

  1. Freitas, S., Nogueira, J., Prieto, G., Vilar, M., Santana, I., & Simões, M. R. (2018). Questionário de Literacia (QL): Manual [The Literacy Questionnaire (LQ): Manual]. PsyAssessmentLab, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Coimbra: Portugal.
  2. Freitas, S., Nogueira, J., Prieto, G., Vilar, M., Santana, I., & Simões, M. R. (2018). Questionário de Literacia (QL): Versão informador. Manual [The Literacy Questionnaire (LQ): Informant version. Manual]. PsyAssessmentLab, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Coimbra: Portugal.
  3. Freitas, S., Nogueira, J., Prieto, G., Vilar, M., Santana, I., & Simões, M. R. (2018). Questionário de Literacia (QL): Versão paciente. Manual. [The Literacy Questionnaire (LQ): Patient version. Manual]. PsyAssessmentLab, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Coimbra: Portugal.
  4. Freitas, S., Nogueira, J., Santana, I., & Simões, M. R. (2018). Desenvolvimento da Bateria de Avaliação da Reserva Cognitiva (BARC) e estudo piloto com idosos cognitivamente saudáveis e com pacientes com declínio cognitivo [The Assessment Battery of the Cognitive Reserve [BARC]: Development and exploratory study with cognitively healthy elderly and patients with cognitive impairment]. Poster apresentado no 10º Congresso AIDAP/AIDEP: Diagnóstico e Avaliação Psicológica [10th International Conference: Diagnostic and Psychological Assessment]. Coimbra, Portugal.