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Inventário de Avaliação Comportamental de Funções Executivas, 2ª edição (BRIEF2)

Versão portuguesa

Moura, O., Albuquerque, C. P., Pereira, M., Major, S., Lopes, A. F., Vilar, M., Seabra- Santos, M. J., & Simões, M. R. (2023). Factor structure and measurement invariance of the BRIEF-2 across gender in a Portuguese sample. Child Neuropsychology, 29(4), 628-643 https://doi.org/10.1080/09297049.2022.2105313

Versão original

Gioia, G. A., Isquith, P. K., Guy, S. C., & Kenworthy, L. (2015). BRIEF 2. Behavior Rating Inventory of Executive Function, Second Edition. Psychological Assessment Resources.

Enquadramento teórico

O BRIEF2 avalia manifestações comportamentais das funções executivas, tal como se manifestam em casa e no ambiente escolar. É destinado a pais, professores, crianças e adolescentes.

A utilidade do BRIEF2 tem sido evidenciada junto de um amplo conjunto de perturbações, como por exemplo, Dificuldades de Aprendizagem Específicas, baixo peso à nascença, Perturbação de Hiperactividade/Défice de Atenção, Síndrome de Tourette, traumatismos crânio-encefálicos, exposição ao chumbo, perturbações do desenvolvimento, Perturbações do Espetro do Autismo, Depressão, Ansiedade e epilepsias (Gioia et al., 2000, 2015). Uma outra vantagem do BRIEF2 reside na sua validade ecológica, isto é, na avaliação das funções executivas, baseando-se na vida quotidiana das crianças e jovens. Devido a estes aspetos positivos, o instrumento foi traduzido e adaptado para mais de 60 línguas e dialetos em 6 continentes (Gioia et al., 2015).

Descrição

Domínio de avaliação: Funcionamento executivo.

Tipo de instrumento: Questionário de autorresposta.

Número de itens: 55 itens (versão de autoavaliação); 63 itens (versão para pais e versão para professores).

Aplicação: Individual, 10-15 minutos.

População: 10-18 (versão de autoavaliação), Adultos (versão para pais e versão para professores).

Dimensões

Existem 3 versões diferentes do BRIEF2:

  • Versão de Autoavaliação: é preenchida pelo próprio sujeito (com idades entre os 10 e os 18 anos de idade, na versão portuguesa), contém 55 itens e avalia a autoperceção do funcionamento executivo. Esta versão é composta por sete escalas: a) Inibição; b) Automonitorização; c) Flexibilidade; d) Controlo Emocional; e) Conclusão de Tarefa; f) Memória de Trabalho; e g) Planificação/Organização. Os resultados de duas destas escalas constituem o Índice de Regulação Comportamental, os resultados de outras duas escalas o Índice de Regulação Emocional e os resultados das restantes três escalas perfazem o Índice de Regulação Cognitiva. Os 3 Índices dão origem a um resultado que representa um “Compósito Executivo Global”.
  • Versão para Pais e Versão para Professores: são preenchidas, respetivamente, por pais/encarregados de educação e professores de crianças e de adolescentes, com idades entre os 6 e os 18 anos (nas versões portuguesas) e avaliam as perceções que estes têm acerca do nível de funcionalidade executiva e de autorregulação cognitiva, emocional e comportamental dos filhos(as) ou alunos(as), nas situações do quotidiano. Os 63 itens de cada uma das versões organizam-se segundo nove escalas: a) Inibição; b) Automonitorização; c) Flexibilidade; d) Controlo Emocional; e) Iniciativa; f) Memória de Trabalho; g) Planificação/Organização; h) Monitorização de Tarefa; e i) Organização de Materiais. À semelhança da Versão de Autoavaliação, a Versão para Pais e a Versão para Professores permitem o cálculo do Índice de Regulação Comportamental, do Índice de Regulação Emocional e do Índice de Regulação Cognitiva. Os 3 Índices dão origem a um resultado “Compósito Executivo Global”.

Estudos

Estão a decorrer estudos nacionais que têm como objetivos:

  1. elaborar normas representativas do país, de acordo com a idade e o género das crianças e jovens, em relação às 3 versões do BRIEF2;
  2. determinar a precisão de cada uma das 3 versões do BRIEF2, em termos de consistência interna e acordo entre informadores;
  3. analisar a validade do BRIEF-2, em amostras da comunidade e clínicas.

Financiamento

Os estudos são financiados pela Hogrefe e pelo Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).

Contactos

Cristina Petrucci Albuquerque (calbuquerque@pce.uc.pt)

Referências bibliográficas

Gioia, G., Isquith, P., Guy, S., & Kenworthy, L. (2000). Behavior Rating Inventory of Executive Function. Psychological Assessment Resources, Inc.

Gioia, G. A., Isquith, P. K., Guy, S. C., & Kenworthy, L. (2015). BRIEF 2. Behavior Rating Inventory of Executive Function, Second Edition. Psychological Assessment Resources.

Moura, O., Albuquerque, C. P., Pereira, M., Major, S., Lopes, A. F., Vilar, M., Seabra- Santos, M. J., & Simões, M. R. (2023). Factor structure and measurement invariance of the BRIEF-2 across gender in a Portuguese sample. Child Neuropsychology, 29(4), 628-643. https://doi.org/10.1080/09297049.2022.2105313

Dissertações de Mestrado

  1. Belo, A. R. (2023). Funcionamento neurocognitivo de crianças e adolescentes com Perturbação de Hipertividade e Défice de Atenção [Neurocognitive functioning of children and adolescents with Attention Deficit Hyperactivity Disorder] [Dissertação de mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra]. Estudo Geral. https://hdl.handle.net/10316/110081
  2. Costa, I. A. P. (2023). Música e funções executivas: Estudo com o BRIEF2 [Music and executive functions: Study with the BRIEF2] [Dissertação de mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra]. Estudo Geral.
  3. https://hdl.handle.net/10316/109055
  4. Esperança, T. O. (2023). O acordo entre informadores na avaliação do funcionamento executivo com recurso ao BRIEF2 [Interrater agreement in the assessment of executive functionning with the BRIEF2] [Dissertação de mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra]. Estudo Geral. https://hdl.handle.net/10316/110069
  5. Ferreira, I. C. (in press). Behavior Rating Inventory of Executive Function- Second Edition (BRIEF2): Estudos de precisão teste-reteste [Behavior Rating Inventory of Executive Function- Second Edition (BRIEF2): Test-retest accuracy studies] [Dissertação de mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra]. Estudo Geral.
  6. Lima, L. A. S. (2019). O Instrumento Behavior Rating of Executive Function- Adult Version (BRIEF-A): Estudo Exploratório das propriedades psicométricas [The Behavior Rating of Executive Function- Adult Version (BRIEF-A): Exploratory study of the psychometric qualities] [Dissertação de mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra]. Estudo Geral. https://hdl.handle.net/10316/94929
  7. Martins, R. A. (2020). Contributos para a validação do BRIEF-2 (Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition): Estudo exploratório com a Versão para Professores. [Contributions to the validation of BRIEF-2 (Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition) for the Portuguese population: An Exploratory Study using the Teacher´s Form]. Dissertação de Mestrado/Master Dissertation, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra. https://hdl.handle.net/10316/94477
  8. Nogueira, B. A. (2021). Behavior Rating Inventory of Executive Function- Second Edition (BRIEF2): Estudos de validade discriminante com um grupo de crianças e jovens de Altas Capacidades [Behavior Rating Inventory of Executive Function- Second Edition (BRIEF2): Discriminant validity studies with a sample of children and adolescents with High Abilities] [Dissertação de mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra]. Estudo Geral. https://hdl.handle.net/10316/99301
  9. Pessanha, R. B. P. L. (2020). Behavior Rating of Executive Functions, Second Edition: Estudo Exploratório da versão de Autorresposta. [Behavior Rating of Executive Functions, Second Edition: Exploratory Study of the Self-Response Version]. Dissertação de Mestrado/Master Dissertation, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra. https://hdl.handle.net/10316/94440
  10. Polaquini, M. F. (2023). Behavior Rating Inventory of Executive Function- Second Edition (BRIEF2): Estudos de validade concorrente com o CHEXI e o TEXI [Behavior Rating Inventory of Executive Function- Second Edition (BRIEF2): Concurrent validity studies with CHEXI and TEXI] [Dissertação de mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra]. Estudo Geral.
  11. https://hdl.handle.net/10316/106622
  12. Reis, D. S. (2022). Tipo de estabelecimento de ensino e funções executivas em crianças e jovens. [Type of educational establishment and executive functions in children and young people]. Dissertação de Mestrado/Master Dissertation, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra. https://hdl.handle.net/10316/104293
  13. Rodrigues, F. O. (2021). Estudos de Validade concorrente do Inventário Behavior Rating Inventory of Executive Function- Second Edition (BRIEF2) [Concurrent validitiy studies with the Behavior Rating Inventory of Executive Function- Second Edition (BRIEF2)] [Dissertação de mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra]. Estudo Geral. https://hdl.handle.net/10316/99304
  14. Santos, E. T. D. (2021). Contributos para a validação do BRIEF-2 (Behavior Rating Inventory of Executive Function – Second Edition) para a população portuguesa: Estudo exploratório do acordo entre informadores. [Contributions to the validation of BRIEF-2 – Behaviour Rating Inventory of Executive Function - Second Edition – for the Portuguese population: Exploratory study of the agreement between informants]. Dissertação de Mestrado/Master Dissertation, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra. https://hdl.handle.net/10316/94477
  15. Silva, I. L. (2022). Behavior Rating Inventory of Executive Function – Second Edition: Associações com testes de desempenho [Behavior Rating Inventory of Executive Function – Second Edition: Associations with Performance Tests]. Dissertação de Mestrado/Master Dissertation, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra]. https://hdl.handle.net/10316/104018
  16. Silveira, I. L. (2023). Funcionamento Executivo na Neurofibromatose Tipo 1. [Executive functionning in Neurofibromatosis Type I] [Dissertação de mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra]. Estudo Geral. https://hdl.handle.net/10316/110129
  17. Sousa, M. M. M. (2020). O inventário Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2): Estudo exploratório das propriedades psicométricas da Versão Pais. [The Inventory Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2): Exploratory Study of the Psychometric Properties of the Parent Version]. Dissertação de Mestrado/Master Dissertation, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra. https://hdl.handle.net/10316/94478
  18. Vieira, L. F. (2021). Behavior Rating Inventory of Executive Function- Second Edition (BRIEF2): Estudos de validade discriminante com um grupo de crianças e jovens com Dislexia de Desenvolvimento [Behavior Rating Inventory of Executive Function- Second Edition (BRIEF2): Discriminant validity studies with a sample of children and adolescents with Developmental Dyslexia] [Dissertação de mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra]. Estudo Geral. https://hdl.handle.net/10316/99312

Equipa de investigação:

Cristina P. Albuquerque (IP); Octávio Moura; Marcelino Pereira; Sofia Major; Ana Filipa Lopes; Manuela Vilar; Maria João Seabra- Santos; Alexandra Gaudêncio & Mário R. Simões. Colaborador: Emanuel Silva.