Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC)
Versão portuguesa
Simões, M. R., Albuquerque, C. P., Pinho, M. S., Vilar, M., Pereira, M., Lopes, A. F., Seabra-Santos, M. J., Alberto, I., Lopes, C., Martins, C., & Moura, O. (2016a). Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Manual Técnico [Coimbra Neuropsychological Assessment Battery: Technical manual]. Cegoc [actualmente: Hogrefe]. [343 páginas]
Simões, M. R., Albuquerque, C. P., Pinho, M. S., Vilar, M., Pereira, M., Lopes, A. F., Seabra-Santos,
M. J., Alberto, I., Lopes, C., Martins, C., & Moura, O. (2016b). Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Manual de Administração e cotação [Coimbra Neuropsychological Assessment Battery: Administration and scoring manual]. Cegoc [actualmente: Hogrefe]. [174 páginas]
Enquadramento teórico
A Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC; Simões et al., 2008) foi elaborada especificamente para o exame de crianças e adolescentes dos 5 aos 15 anos de idade. A BANC abarca múltiplos domínios do funcionamento: memória, linguagem, atenção, funções executivas, lateralidade, orientação e motricidade. Cada um desses domínios do funcionamento é avaliado por um ou mais testes.
Descrição
Domínio de avaliação: Funções neuropsicológicas, maioritariamente de natureza cognitiva. Neuropsicologia.
Tipo de instrumento: Bateria de testes neuropsicológicos.
Número de itens: 15 testes.
Aplicação: 90-120 minutos.
População: Crianças e adolescentes (5-17 anos).
Dimensões
A BANC é uma bateria de testes neuropsicológicos, simultaneamente abrangente e compreensiva, que viabiliza o exame de importantes funções cognitivas e outras: memória, atenção, funções executivas, orientação, motricidade e lateralidade. Os respectivos testes são a seguir indicados.
Memória
- Lista de Palavras;
- Memória de Histórias;
- Reconhecimento de Faces;
- Figura Complexa de Rey;
- Tabuleiro de Corsi.
Linguagem
- Consciência Fonológica (Eliminação e Substituição);
- Nomeação Rápida;
- Compreensão de Instruções.
Atenção/Funções Executivas
- Barragem (2 e 3 sinais, R. Zazzo e Toulouse-Piéron);
- Trilhas (adaptação do Trail Making Test A e B);
- Fluência Verbal (Semântica e Fonémica);
- Torre.
Motricidade
Tabuleiro de Motricidade (adaptação do Purdue Pegboard Test).
Lateralidade
Questionário e grelha de Observação.
Orientação
Questionário de Orientação.
Estudos
Estudos de Validade
- Análise factorial Confirmatória.
- Relação com outros testes cognitivos (p. ex., WISC-III).
- Validade discriminante/grupos clínicos e educativos:
- (Autismo).
- Deficiência Mental Ligeira.
- Dislexia.
- Delinquência juvenil.
- Epilepsia.
- Funcionamento Intelectual Limítrofe.
- Negligência e Maus Tratos.
- Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção.
- Sobredotação.
- Traumatismo Crânio-Encefálico.
Estudo normativo
5-15 anos (N = 1104, aproximadamente 50 rapazes e 50 raparigas em cada faixa etária). Com base no método de análises de regressão, foram recentemente desenvolvidas normas para os 16 e 17 anos de idade (Moura et al., 2024).
Contactos
Mário R. Simões (simoesmr@fpce.uc.pt).
Cristina Petrucci Albuquerque (calbuquerque@fpce.uc.pt)
Octávio Moura (octaviomoura@gmail.com)
Referências bibliográficas
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