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Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – Terceira Edição (WISC-III)

Versão portuguesa

Wechsler, D. (2003). Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – Terceira Edição (WISC-III): Manual [Wechsler Intelligence Scale for Children – Third Edition (WISC-III): Administration, Scoring, Interpretation and Technical, Manual] [Adaptação portuguesa / Portuguese adaptation: Mário R. Simões, Maria João Seabra-Santos, Cristina P. Albuquerque, Marcelino Pereira, António Menezes Rocha e Carla Ferreira]. Cegoc. [novas edições, com dados de estudos de validação actualizados: 2003, 2004, 2006, 2009]

Versão original

Wechsler, D. (1991). The Wechsler Intelligence Scale for Children - Third edition (WISC-III). The Psychological Corporation. [Pearson]

Enquadramento teórico

A Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – 3ª Edição (WISC-III) é o instrumento mais usado para a avaliação da inteligência. A WISC-III é uma medida da capacidade intelectual que pode ser usada em contextos educacionais, clínicos, neuropsicológicos, forenses ou de investigação.

Descrição

Domínio de avaliação: Inteligência.

Tipo de instrumento: Teste de inteligência.

Aplicação: Individual, 90 minutos.

População: 6-16 anos (crianças e adolescentes).

Dimensões

A WISC-III inclui 13 subtestes (M =10; DP = 3): subtestes Verbais (Informação, Semelhanças, Aritmética, Vocabulário, Compreensão, Memória de Dígitos) e de Realização (Completamento de Gravuras, Código, Disposição de Gravuras, Cubos, Composição de Objetos, Pesquisa de Símbolos, Labirintos).

O desempenho das crianças e dos adolescentes poderá ser analisado em termos de subtestes e de seis resultados compósitos: QI Verbal, QI de Realização, QI da Escala Completa Índice Compreensão Verbal, Índice Organização Percetiva e Índice Velocidade de Processamento (M=100; DP=15).

Estudos

A versão portuguesa da WISC-III (Wechsler, 2003) foi normalizada através de uma amostra representativa de 1354 crianças (6-16 anos) e tem múltiplos estudos de validação psicométrica, clínica e educativa. Os estudos psicométricos iniciais (análise de itens através da teoria clássica dos testes e da análise de resposta aos itens) incluíram a investigação com duas versões experimentais, sucessivamente testadas.

A versão portuguesa da WISC-III inclui: estudos de fiabilidade (consistência interna, fiabilidade teste-reteste e acordo entre avaliadores), estudos de validade (validade de construto [intercorrelações entre subtestes, análise fatorial exploratória e confirmatória), validade concorrente (WISC, Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, classificações escolares), validade preditiva [classificações escolares], validade discriminante com grupos específicos de crianças e adolescentes, classificados com défice mental/intelectual, problemas de aprendizagem, sobredotação (cf. manual português, 2003; última actualização: 2009) e, mais recentemente, dislexia (Moura, Simões & Pereira, 2014), PHDA (Moura, Costa & Simões, 2019), epilepsia (Lopes et al., 2013), delinquência (Matoso, 2014).

A estrutura fatorial da versão portuguesa da WISC-III, analisada através da análise fatorial exploratória e confirmatória, proporcionou um modelo de três fatores (VCI, POI e PSI).

Financiamento

Adaptação e aferição das Escalas de Inteligência WPPSI-R e WISC-III para a população portuguesa. Projecto PRAXIS/PCSH/PSI/91/96. Financiado pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológia (JNICT) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (1998-2003). Investigador Principal: Mário R. Simões

Contactos

Mário R. Simões (simoesmr@fpce.uc.pt).

Referências

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Nota: a última edição da WISC (WISC-V) está a ser objecto de adaptação e validação para a população portuguesa pela editora Hogrefe. Mário R. Simões, Octávio Moura e Ana Filipa Lopes colaboraram no processo de adaptação da WISC-V. Outros membros do PsyAssessmentLab irão colaborar em estudos de validação da WISC-V. A título exemplificativo: Joana Moreno, Marcelino Pereira e Octávio Moura com estudos de validação em amostras de crianças e adolescentes com dislexia, Perturbação da Hiperactividade/Défice de Atenção e Sobredotação.