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Teste de Memória de Rey - 15 Itens (15-IMT)

Versão portuguesa

Simões, M. R., Sousa, L., Duarte, P., Firmino, H., Pinho, M. S., Gaspar, N., Pires, L., Batista, P., Silva, A. R., Silva, S., Ferreira, A. R., & França, S. (2010). Avaliação da simulação ou esforço insuficiente com o Rey 15-Item Memory Test (15-IMT): Estudos de validação em grupos de adultos idosos. Análise Psicológica, 1(XXVIII), 209-226.

Versão original

Rey, A. (1964). L’examen clinique en psychologie. Presses Universitaires de France.


Boone, K. B., Salazar, X., Lu, P., Warner-Chacon, K., & Razani, J. (2002). The Rey 15-Item Recognition Trial: A technique to enhance sensitivity of the Rey 15-Item Memorization Test. Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, 24(5), 561-573. https://doi.org/10.1076/jcen.24.5.561.1004

Enquadramento teórico

O Teste de Memória de Rey - 15 Itens (Rey 15-Item Memory Test) é um instrumento de memória visual que permite avaliar o esforço insuficiente e a validade das queixas de memória. O teste é composto por duas partes: (i) Evocação Imediata - durante 10 segundos, é apresentado ao sujeito uma página com 15 elementos diferentes (5 linhas com 3 elementos cada - letras, números e figuras geométricas) que são de fácil associação e memorização (podem agrupar-se em 5 categorias conceptuais, nomeadamente, letras maiúsculas e minúsculas, números árabes e romanos e formas geométricas) e é solicitado ao sujeito que os desenhe a seguir; (ii) Reconhecimento - é apresentada uma página com 30 itens (15 elementos da figura original e 15 itens distractores) e é solicitado ao sujeito que coloque um circulo nos itens que estavam na tarefa inicial. O resultado total da Evocação Imediata e do Reconhecimento pode variar entre 0 e 15 pontos (indicadores mais comummente utilizados) e o resultado combinado do Reconhecimento entre 0 e 30 pontos e é calculado através da seguinte fórmula: Elementos corretamente evocados + (Elementos corretamente reconhecidos - Nº de falsos positivos).

Descrição

Domínio de avaliação: Esforço insuficiente e validade de sintomas.

Tipo de instrumento: Teste de memória visual.

Aplicação: Individual.

Estudos

Os estudos em Portugal com o Rey 15-Item Memory Test foram realizados no âmbito da Linha de Investigação: Estilos de Resposta, Testes de Validade de Desempenhos (TVD) e Testes de Validade de Sintomas (VS): Adaptação, validação e elaboração de normas para a população portuguesa.

Os estudos portugueses incluem o recurso a amostras forenses, nomeadamente em reclusos (Oliveira, 2008; Soares, 2013), adolescentes com medida tutelar educativa de internamento em centros educativos (Garcia, 2011) e TCE em contexto litigioso de natureza médico-legal (Fonseca, 2009). Foram ainda implementados estudos junto de população saudável, abrangendo amostras de natureza normativa em crianças (Simões et al., 2011) e em adultos e idosos (Lages, 2016). Outros grupos de natureza normativa (grupos de controlo) foram incluídos em diversos estudos (Fernandes, 2009; Fonseca, 2009; Pinho, 2012; Simões et al., 2010). O Rey 15-IMT foi ainda alvo de estudos de validação junto de grupos de adultos e idosos com declínio cognitivo (Fernandes, 2009; Jesus, 2013; Pinho, 2012; Simões et al., 2010) ou com sintomatologia depressiva (Simões et al., 2010). O estudo de Pinho (2012) introduz ainda um grupo de adultos idosos instruídos a simular (seguindo uma metodologia de natureza experimental). Todos estes estudos estão recenseados de forma desenvolvida (cf. Vilar et al., 2017).

Duas referências mais recentes não recenseadas nesta última publicação. Uma delas remete para o estudo com uma nova amostra normativa da comunidade constituída por jovens adultos, adultos e idosos (N=731) e uma amostra clínica composta por 42 indivíduos (Silva, 2018). Outra, inclui igualmente uma outra amostra normativa da comunidade (N=140) constituída por jovens e adultos (Lopes, 2017).

Financiamento

Projecto de investigação: Validação de provas de memória e de inventários de avaliação funcional e de qualidade de vida [Research project: Validation of memory tests and functional and quality of life assessment inventories]. Fundação Calouste Gulbenkian (Proc.º 74569; SHD-22 Neurociências) [IP: Mário R. Simões]

Contactos

Manuela Vilar (mvilar@fpce.uc.pt)

Mário R. Simões (simoesmr@fpce.uc.pt)

Referências bibliográficas

  1. Fernandes, S. (2009). Test of Memory Malingering (TOMM): Estudos de validação em adultos idosos com Declínio Cognitivo Ligeiro. [Test of Memory Malingering (TOMM): Validation studies with older adults with Mild Cognitive Impairment]. Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, sub-especialização em Psicogerontologia Clínica. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. [Clinical Psychogerontology Master dissertation]
  2. Fonseca, M. S. J. (2009). Comportamentos de “esforço reduzido” numa amostra de Traumatismos Crânio-Encefálicos avaliados em contexto médico-legal [“Reduced effort” behaviors in a sample of Traumatic Brain Injuries evaluated in a medico-legal context]. Dissertação de Mestrado em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde, subespecialidade de Psicologia Forense. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. [Forensic Psychology Master dissertation]
  3. Garcia, S. (2011). Test of Memory Malingering (TOMM) e Rey-15 Item Memory Test (FIT): Estudos de validação numa amostra de adolescentes institucionalizados em Centros Educativos [Test of Memory Malingering (TOMM) and Rey-15 Item Memory Test (FIT): Validation studies in a sample of institutionalized adolescents in Educational Centers]. Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, sub-especialização em Psicologia Forense. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. [Unpublished Forensic Psychology Master dissertation]
  4. Jesus, S. (2013). Desempenho Cognitivo não credível no Declínio Cognitivo Ligeiro: Estudos com o Test of Memory Malingering (TOMM) e o Rey 15-Item Memory Test (Rey 15-IMT) [Non credible cognitive performance in Mild Cognitive Impairment: Studies with the Test of Memory Malingering (TOMM) and the Rey 15-Item Memory Test (Rey 15-IMT)]. Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, sub-especialização em Psicogerontologia Clínica. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. [Unpublished Clinical Psychogerontology Master dissertation]
  5. Lages, H. J. (2016). Rey 15 - Item Memory Test (Rey 15-IMT): Estudo de normalização para a população portuguesa de adultos e adultos idosos [Rey 15 - Item Memory Test (Rey 15-IMT): Standardization study for the Portuguese population of adults and older adults]. Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, sub-especialização em Psicologia Forense. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. [Unpublished Forensic Psychology Master dissertation]
  6. Lopes, A. B. (2017). Rey 15 - Item Memory Test (Rey 15-IMT) e Test of Memory Malingering (TOMM): Contributos para os estudos de validação e normalização para a população portuguesa de jovens adultos e adultos [Rey 15 - Item Memory Test (Rey 15-IMT) e Test of Memory Malingering (TOMM): Contributions to validation and standardization studies for the Portuguese population of young adults and adults]. Dissertação de Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, sub-especialização em Psicologia Forense. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. [Unpublished Forensic Psychology Master dissertation]
  7. Oliveira, C. (2008). Estudos de validação com o Test of Memory Malingering (TOMM), o Rey 15-Item Memory Test (Rey 15-IMT) e o Structured Inventory of Malingered Symptomatology (SIMS) numa Amostra de Reclusos em “Cadeias Especiais” [Validation studies with the Test of Memory Malingering (TOMM), the Rey 15-Item Memory Test (Rey 15-IMT) and the Structured Inventory of Malingered Symptomatology (SIMS) in a Sample of Inmates in “Special Prison”]. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, sub-especialização em Psicologia Forense. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. [Unpublished Forensic Psychology Master dissertation]
  8. Pinho, J. I. S. S. (2012). Testes de Validade de Sintomas: Validação de um protocolo em amostras de adultos idosos [Symptom Validity Tests: Validation of a protocol in samples of older adults]. Dissertação de Mestrado em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde, subespecialidade de Psicogerontologia Clínica. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. [Unpublished Clinical Psychogerontology Master dissertation]
  9. Silva, M. M. M. (2018). Rey 15 – Item Memory Test (Rey 15 – IMT): Estudos de validação e normalização para a população portuguesa de jovens adultos, adultos e idosos [Rey 15 – Item Memory Test (Rey 15-IMT): Validation and normalization studies for the Portuguese population of young adults, adults and older adults]. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, sub-especialização em Psicologia Forense. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. [Unpublished Forensic Psychology Master dissertation]
  10. Simões, M. R., Sousa, L. B., Veloso, M., & Silva, A. (2011). Test of Memory Malingering (TOMM) e Rey 15-Item Memory Test (15-IMT): Estudo normativo com uma amostra de crianças dos 6 aos 9 anos de idade. Estudo não publicado [Test of Memory Malingering (TOMM) and Rey 15-Item Memory Test (15-IMT): Normative study with a sample of children aged 6 to 9 years. Unpublished study]. Serviço de Avaliação Psicológica, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  11. Simões, M. R., Sousa, L., Duarte, P., Firmino, H., Pinho, M. S., Gaspar, N., Pires, L., Batista, P., Silva, A. R., Silva, S., Ferreira, A. R., & França, S. (2010). Avaliação da simulação ou esforço insuficiente com o Rey 15-Item Memory Test (15-IMT): Estudos de validação em grupos de adultos idosos [Assessing malingering or insufficient effort with the Rey 15-Item Memory Test (15-IMT): Validation studies in groups of older adults]. Análise Psicológica, 1(XXVIII), 209-226.
  12. Soares, D. M. (2013). Detecção de comportamentos de esforço reduzido e exagero de sintomas numa amostra de reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra [Detection of reduced effort behaviors and exaggeration of symptoms in a sample of inmates from the Coimbra Prison]. Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, sub-especialização em Psicologia Forense. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. [Unpublished Forensic Psychology Master dissertation]
  13. Vilar, M., Sousa, L. B., Fonseca, M. S., Lages, H., Garcia, S. M., Pinho, J. I., Soares, D. M., Oliveira, C. S., Jesus, S. S., Fernandes, S. P., Pinho, S., Barreto, M., Dias, I. T., Perdiz, C., Duro, D., Santana, I., Firmino, H., & Simões, M. R. (2017). Teste de Memória de Rey - 15 Itens (Rey 15-IMT). In M. R. Simões, L. S. Almeida & M. M. Gonçalves (Coords.), Psicologia Forense: Instrumentos de Avaliação [Forensic Psychology: Assessment instruments] (pp. 377-396). Pactor.