/ Testes Psicológicos / Diversos

Escala de Avaliação da Vontade de Antecipar a Morte (EAVAM)

Versão portuguesa (original)

Pereira, H. P., Marina, S., Simões, M. R., & Ricou, M. (2023). Escala de Avaliação da Vontade de Antecipar a Morte (EAVAM)

Enquadramento teórico

A vontade de morte antecipada (VdMA) emerge no contexto de eutanásia voluntária e suicídio medicamente assistido (Morte Antecipada) podendo ser o elemento motivador para um pedido de antecipação da morte.

Esta vontade, associa-se a um sofrimento considerado insuportável tendo, muitas vezes, como fatores precipitantes a depressão, o desespero, a ansiedade ou a dor. Pode ainda representar uma necessidade de ter controlo sobre o momento da morte (Pereira et al., in preparation). Trata-se, portanto, de um conceito complexo, multidimensional, sendo necessária uma avaliação rigorosa considerando todo o conhecimento científico existente acerca do fenómeno.

A Morte Antecipada é legal em alguns países (e.g., Bélgica, Canadá, Holanda, Luxemburgo, Suíça), em alguns Estados Americanos (e.g., Califórnia, Hawaii, Oregon, Washington) e alguns Estados Australianos (e.g., Victoria, Queensland, Western Australia) (British Medical Association, 2021; Marina et al., 2020). Recentemente tornou-se legal na Áustria e na Espanha. Em Portugal a lei da morte antecipada foi aprovada na Assembleia da República, tendo sido vetada pelo Presidente da República.

Em Portugal não existe nenhuma escala de avaliação da vontade de antecipar a morte desenvolvida ou validada (Pereira el al., 2021). O desenvolvimento da EAVAM visa colmatar esta lacuna e integrar um processo de avaliação de um pedido de morte antecipada.

Descrição

Domínio de avaliação: Vontade de morte antecipada.

Estudos

“Vontade de Morte Antecipada: Desenvolvimento e validação da Escala de Avaliação da Vontade de Antecipar a Morte (EAVAM)”, é uma investigação associada a uma tese de doutoramento (Programa Doutoral em Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto). Este estudo é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), através de uma bolsa de doutoramento atribuída a Helena Patrícia Monteiro Pereira (ref. 2020.09392.BD). Orientadores: Miguel Bernardo Ricou da Costa Macedo (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde – CINTESIS, Porto), Mário Manuel Rodrigues Simões (FPCEUC, CINEICC, PsyAssessmentLab).

A investigação em curso tem como objetivo o desenvolvimento e validação de um novo instrumento de avaliação na sua primeira versão para idosos com doença incurável (terminal e não terminal): a Escala de Avaliação da Vontade de Antecipar a Morte (EAVAM). A investigação inclui estudos de validação da EAVAM com recurso à Teoria Clássica dos Testes e à Teoria de Resposta ao Item, estudos de validade discriminante com três grupos distintos (doentes em cuidados paliativos, doentes em cuidados continuados e população não doente/amostra da comunidade) e estudos de validade relativa a critérios externos com recurso a vários instrumentos de avaliação.

Contactos

Helena Patrícia Monteiro Pereira (helenapmpereira@outlook.pt)

Referências bibliográficas

  1. British Medical Association (2021). Physician-assisted dying. https://www.bma.org.uk/advice-and-support/ethics/end-of-life/physician-assisted-dying
  2. Marina, S., Wainwright, T., & Ricou, M. (2020). The role of psychologists in requests to hasten death: A literature and legislation review and an agenda for future research. International Journal of Psychology. https://doi.org/10.1002/ijop.12680
  3. Pereira, H., Marina, S., Simões, M. R., & Ricou, M. (2014). Understanding the assessment of will to die and its link with hastened death requests: Findings from a systematic review. European Psychologist. , 29(1), 43-54. https://doi.org/10.1027/1016-9040/a000522
  4. Pereira, H. P., Marina, S., Simões, M. R., & Ricou, M. (in preparation). Assessment of will to die on hastened death in terminal and nonterminal incurable patients: A systematic review of assessment tools.
  5. Pereira, H. P., Marina, S., Simões, M. R., & Ricou, M. (2021). Avaliação da vontade de morte antecipada: Revisão dos instrumentos de avaliação [Assessment of will to die on hastened death: Review of assessment instruments]. Poster apresentado no Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, 28 a 30 de junho de 2021.