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Escala de Autoeficácia Interpessoal para Professores

Versão portuguesa

Moura, O., & Costa, C. (2016). Teacher Interpersonal Self-Efficacy Scale: Estudo de adaptação e validação da versão Portuguesa. Análise Psicológica, 34(1), 87-99. https://doi.org/10.14417/ap.1070

Versão original

Brouwers, A., & Tomic, W. (2001). The factorial validity of scores on the Teacher Interpersonal Self-Efficacy Scale. Educational and Psychological Measurement, 61(3), 433-445. https://doi.org/10.1177/00131640121971301

Enquadramento teórico

A TISES é um instrumento de autorrelato que avalia a autoeficácia e a confiança que os professores têm nas suas capacidades em três diferentes atividades interpessoais no contexto escolar: (1) na gestão da turma e do comportamento dos alunos na sala de aula, não se encontrando diretamente associada com a aprendizagem dos alunos; (2) na obtenção de apoio por parte dos colegas; e (3) na obtenção de apoio por parte dos superiores.

Descrição

Domínio de avaliação: Comportamento.

Tipo de instrumento: Questionário de autorrelato.

Número de itens: 24 itens, resposta em escala tipo Likert com 6 alternativas de resposta (de “Discordo Totalmente” a “Concordo Totalmente”).

Aplicação: Individual ou coletiva, 5 minutos.

População: Professores e educadores.

Dimensões

A TISES é uma escala constituída por 24 itens que se organizam em torno de uma estrutura de 3 fatores: Perceção de Autoeficácia na Gestão da Turma (14 itens), Perceção de Autoeficácia em Obter Apoio por Parte dos Colegas (5 itens) e Perceção de Autoeficácia em Obter Apoio por Parte dos Superiores (5 itens).

Estudos

A TISES possui estudos com amostras de professores e educadores. Encontra-se validade em alguns países (Holanda, Portugal, Turquia, etc.) e dadas as suas propriedades na mensuração da autoeficácia na classe docente tem sido utilizada no desenvolvimento de outras escalas de avaliação da autoeficácia.

Investigação futura

A versão portuguesa da TISES pode ser utilizada na prática clínica e para fins de investigação. Há disponibilidade do PsyAssessmentLab para colaborar em projetos de investigação centrados neste instrumento.

Contactos

Octávio Moura (octaviomoura@gmail.com)

Referências

  1. Brouwers, A., & Tomic, W. (2001). The factorial validity of scores on the Teacher Interpersonal Self-Efficacy Scale. Educational and Psychological Measurement, 61(3), 433-445. https://doi.org/10.1177/00131640121971301
  2. Moura, O., & Costa, C. (2016). Teacher Interpersonal Self-Efficacy Scale: Estudo de adaptação e validação da versão Portuguesa. Análise Psicológica, 34(1), 87-99. https://doi.org/10.14417/ap.1070