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Escalas de Comportamento para a Idade Pré-Escolar – Segunda Edição (PKBS-2)

Versão Portuguesa

Major, S. O. (2011). Avaliação de aptidões sociais e problemas de comportamento em idade pré-escolar: Retrato das crianças portuguesas. Tese de Doutoramento, Psicologia/Avaliação Psicológica. Universidade de Coimbra. https://hdl.handle.net/10316/17774

Merrell, K. W., Major, S., & Seabra-Santos, M. J. (2021). Manual da versão portuguesa das Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition. Hogrefe. https://www.hogrefe.com/pt/shop/pkbs-2.html

Versão original

Merrell, K. W (2002). Preschool and Kindergarden Beahavior Scales – Second Edition. PRO-ED.

Enquadramento teórico

As Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2; Merrell, 2002) são um inventário do comportamento especificamente desenvolvido para ser utilizado com crianças dos 3 aos 6 anos de idade. Focam-se em aptidões sociais e problemas de comportamento típicos, gerais e rotineiros, vulgarmente manifestados em casa e em contexto escolar. Esta característica proporciona aos pais e profissionais uma maior familiaridade com a terminologia e descrições comportamentais apresentadas nas escalas (Merrell, 2002).

A escala de Aptidões Sociais avalia comportamentos adaptativos ou positivos na interação com adultos e pares, sendo subdividida em três subescalas. A escala de Problemas de Comportamento inclui itens que descrevem comportamentos disruptivos, fora de controlo ou excesso de atividade (subescala de Problemas de Comportamento Exteriorizados) e itens associados a problemas de comportamento de caráter emocional (subescala de Problemas de Comportamento Interiorizados). De forma a facilitar a identificação de sintomas mais específicos de problemas de comportamento e emocionais por parte de investigadores ou clínicos (através dos níveis de risco identificados e com base na análise qualitativa dos itens), as PKBS-2 apresentam cinco subescalas Suplementares de Problemas de Comportamento derivadas dos estudos de análise fatorial de segunda ordem.

Descrição

Domínio de avaliação: Socioemocional/Comportamental.

Tipo de instrumento: Escala de avaliação. Preenchimento por informadores em contexto familiar (e.g., pais) e escolar (e.g., educadores de infância).

Número de itens: 80 itens, cotados segundo uma escala de Likert de 4 pontos: 0 (“Nunca”), 1 (“Raramente”), 2 (“Às vezes”) e 3 (“Muitas vezes”), em função da frequência com que o comportamento é exibido.

Aplicação: Individual, 10-15 minutos.

População: Crianças dos 3 aos 6 anos.

Dimensões

A versão portuguesa das PKBS-2 avalia as aptidões sociais e os problemas de comportamento das crianças.

Os 34 itens da escala de Aptidões Sociais estão distribuídos por três subescalas: Cooperação/Ajustamento Social, Interação Social/Empatia e Independência Social/Assertividade.

Os 46 itens da escala de Problemas do Comportamento estão distribuídos por duas subescalas: Problemas do Comportamento Exteriorizados e Interiorizados. A subescala de Problemas de Comportamento Exteriorizados subdivide-se em três subescalas suplementares: Antissocial/Agressivo, Oposição/Explosivo e Excesso de Atividade/Desatenção. A subescala de Problemas Interiorizados subdivide-se em duas subescalas suplementares: Isolamento Social e Ansiedade/Queixas Somáticas.

Financiamento

Os estudos de adaptação e validação para a população portuguesa das PKBS-2 tiveram início em 2006 e foram desenvolvidos com o apoio de uma Bolsa de Doutoramento concedida a Sofia Major pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) [SFRH/BD/29141/2006].

Contactos

Sofia Major (sofia.o.major@uac.pt).

Maria João Seabra Santos (seabramj@fpce.uc.pt).

References

  1. Major, S. O. (2011). Avaliação de aptidões sociais e problemas de comportamento em idade pré-escolar: Retrato das crianças portuguesas. [Tese de Doutoramento, Universidade de Coimbra, Psicologia/Avaliação Psicológica]. https://hdl.handle.net/10316/17774
  2. Major, S. O., Seabra-Santos, M. J., & Martin, R. P. (2022). Differentiation of preschoolers’ with(out) social-emotional and behavioral problems: Do we have a useful tool? Assessment for Effective Intervention, 47(4), 198-208. https://doi.org/10.1177/15345084211073604
  3. Major, S. O., Seabra-Santos, M. J., & Martin, R. P. (2022). Preschoolers’ social skills and behaviour problems at home: Mothers and fathers’ (dis)agreement. Early Child Development and Care, 192(1), 67-82. https://doi.org/10.1080/03004430.2020.1737039
  4. Major, S. O., Seabra-Santos, M. J., & Merrell, K. W. (2011). Escalas de Comportamento para a Idade Pré-Escolar – 2ª Edição (ECIP-2) [Preschool and Kindergarden Behavior Scales – 2nd Edition]. In C. Machado, M. Gonçalves, L. Almeida, & M. R. Simões (Coords.), Instrumentos e Contextos de Avaliação Psicológica (Vol. 1, pp. 249-268). Almedina.
  5. Major, S. O., Seabra-Santos, M. J., Martin, R. P., & Ventura, M. F. (2023). Preschoolers’ social skills and behavior problems: A cross-cultural exploratory study of Angolan and Portuguese teachers’ perceptions. Current Psychology, 42(2), 932-945. https://doi.org/10.1007/s12144-021-01375-6
  6. Major, S., & Seabra-Santos, M. J. (2013). Uso de inventários comportamentais na avaliação socioemocional em idade pré-escolar. Avaliação Psicológica, 12(1), 101-107. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v12n1/v12n1a13.pdf
  7. Major, S., & Seabra-Santos, M. J. (2014). Aptidões sociais e problemas de comportamento: Retratos das crianças portuguesas de idade pré-escolar. Revista Ibero-Americana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica, 38(2), 69-92. https://www.aidep.org/sites/default/files/articles/R38/Art4.pdf
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  9. Major, S., & Seabra-Santos, M. J. (2014). Pais e/ou professores? Acordo entre informadores na avaliação socioemocional pré-escolar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 30(4), 377-387. https://www.scielo.br/j/ptp/a/MPXsQFfWFtYXnVhjqCfpLcx/?lang=pt#
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  11. Major, S., & Seabra-Santos, M. J. (2016). Validity evidences of the Portuguese version of the Problem Behavior scale: Preschool and Kindergarten Behavior Scales-2. Paidéia (Ribeirão Preto), 26(65), 273-281. https://doi.org/10.1590/1982-43272665201606
  12. Major, S., Seabra-Santos, M. J., & Albuquerque, C. P. (2017). Validating the Preschool and Kindergarten Behavior Sales-2: Preschoolers with Autism Spectrum Disorders. Research in Developmental Disabilities, 65, 86-96. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2017.04.008
  13. Major, S., Seabra-Santos, M. J., & Gaspar, M. F. (2018). Preschool teachers and classroom aides: Same context, similar perceptions of children’s behaviors? Psychology in the Schools, 55(7), 801-814. https://doi.org/10.1002/pits.22144
  14. Major, S., Seabra-Santos, M. J., & Martin, R. P. (2015). Are we talking about the same child? Parent-teacher ratings of preschoolers’ social-emotional behaviors. Psychology in the Schools. 52(8), 789-799. https://doi.org/10.1002/pits.21855
  15. Major, S., Seabra-Santos, M. J., & Martin, R. P. (2018). Latent profile analysis: Another approach to look at parent-teacher agreement on preschoolers’ behavior problems. European Early Childhood Education Research Journal, 26(5), 701-717. https://doi.org/10.1080/1350293X.2018.1522743
  16. Merrell, K. W (2002). Preschool and Kindergarden Beahavior Scales – Second Edition. PRO-ED.
  17. Merrell, K. W., Major, S., & Seabra-Santos, M. J. (2021). Manual da versão portuguesa das Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition. Hogrefe. https://www.hogrefe.com/pt/shop/pkbs-2.html