/ Testes Psicológicos / Comportamento

Questionário de Rotinas da Criança- Pré-Escolar (CRQP)

Versão portuguesa

Cunha, A. I., Major, S., Alves, M. P., & Coroado, M. (2022). Assessing preschool child routines in the family: A preliminary study of the Portuguese version of the Child Routines Questionnaire - Preschool. Journal of Research in Childhood Education, 36(2), 310-326. https://doi.org/10.1080/02568543.2021.1955053

Versão original

Wittig, M. M. (2005). Development and validation of the Child Routines Questionnaire: Preschool. LSU Doctoral Dissertations. 1152. https://repository.lsu.edu/gradschool_dissertations/1152

Enquadramento teórico

O Child Routines Questionnaire: Preschool (CRQ:P; Wittig, 2005) é uma versão análoga ao Child Routines Questionnaire (CRQ; Sytsma et al., 2001), desenvolvido para ser utilizado com crianças de 1 a 5 anos de idade. Avalia as rotinas das crianças, “definidas como comportamentos observáveis e repetitivos que envolvem diretamente a criança e pelo menos um adulto, agindo num papel interativo ou de supervisão, e que ocorrem com uma regularidade previsível na vida diária ou semanal da criança” (Sytsma et al., 2001, p. 243). As rotinas na primeira infância envolvem tipicamente: higiene, vestir, refeições, e hora de dormir.

As rotinas desempenham um papel importante ao trazer estrutura para a dinâmica diária familiar. A investigação empírica tem enfatizado a associação entre as rotinas das crianças em idade pré-escolar com práticas parentais, ajustamento psicológico (problemas de comportamento externalizados e internalizados), aptidões escolares e aptidões sociais.

Descrição

Domínio de avaliação: Comportamental.

Tipo de instrumento: Escala de avaliação. Preenchimento pelos pais.

Número de itens: 31 itens, cotados segundo uma escala de Likert de 5 pontos: 0 (“Nunca”), 1 (“Raramente”), 2 (“Às vezes”), 3 (“Muitas vezes”) e 4 (“Quase sempre”), dependendo da frequência com que a criança se envolveu em cada rotina durante o último mês.

Aplicação: Individual, 5-10 minutos.

População: Crianças dos 3 aos 5 anos (Estudos conduzidos em Portugal até ao momento).

Dimensões

Os 31 itens da versão portuguesa do CRQ:P estão distribuídos por três subescalas: Rotinas da Vida Diária, Educação/Atenção Positiva e Disciplina.

Estudos

A versão portuguesa do CRQ:P tem diversos estudos de evidência de fiabilidade (e.g., consistência interna) e validade (e.g., análises fatoriais exploratória e confirmatória).

Contactos

Sofia Major (sofia.o.major@uac.pt).

Ana I. Cunha (acunha@ubi.pt).

Referências

  1. Cunha, A. I., Major, S., Alves, M. P., & Coroado, M. (2022). Assessing preschool child routines in the family: A preliminary study of the Portuguese version of the Child Routines Questionnaire - Preschool. Journal of Research in Childhood Education, 36(2), 310-326. https://doi.org/10.1080/02568543.2021.1955053
  2. Wittig, M. M. (2005). Development and validation of the Child Routines Questionnaire: Preschool. LSU Doctoral Dissertations. 1152. https://repository.lsu.edu/gradschool_dissertations/1152