/ Testes Psicológicos / Comportamento

Questionário das Rotinas da Criança (CRQ-PT)

Versão portuguesa

Marta P. Alves, Sofia Major, & Ana I. Cunha (2016).

Major, S. O., Alves, M. P., Cunha, A. I., Pereira, C. F., & Jordan, S. S. (2023). School-age child routines: Adaptation and validation studies of the Portuguese version of the Child Routines Questionnaire. Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment, 45(1), 221-233. https://doi.org/10.1007/s10862-023-10021-3

Versão original

Sytsma, S. E., Kelley, M. L., & Wymer, J. H. (2001). Development and initial validation of the Child Routines Inventory. Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment, 23(4), 241 -251. https://doi.org/10.1023/A:1012727419873

Enquadramento teórico

O Child Routines Questionnaire (CRQ; Sytsma et al., 2001) é um inventário desenvolvido para ser utilizado com crianças dos 6 aos 12 anos de idade. Avalia as rotinas das crianças, “definidas como comportamentos observáveis e repetitivos que envolvem diretamente a criança e pelo menos um adulto, agindo num papel interativo ou de supervisão, e que ocorrem com uma regularidade previsível na vida diária ou semanal da criança” (Sytsma et al., 2001, p. 243).

As rotinas das crianças em idade escolar envolvem essencialmente: higiene pessoal, hora de dormir, refeições, tarefas domésticas, tarefas escolares e atividades de lazer (Sytsma et al., 2001).

As rotinas das crianças têm impacto no seu desenvolvimento. A investigação empírica tem salientado a importância das rotinas com base na sua associação com problemas de comportamento externalizados e internalizados, práticas parentais.

Descrição

Domínio de avaliação: Comportamental.

Tipo de instrumento: Escala de avaliação. Preenchimento pelos pais.

Número de itens: 32 itens, cotados segundo uma escala de Likert de 5 pontos: 0 (“Nunca”), 1 (“Raramente”), 2 (“Às vezes”), 3 (“Muitas vezes”) e 4 (“Quase sempre”), dependendo da frequência com que a criança se envolveu em cada rotina durante o último mês.

Aplicação: Individual, 5-10 minutos.

População: Crianças dos 6 aos 12 anos.

Dimensões

Os 32 itens do CRQ-PT estão distribuídos por quatro subescalas: Responsabilidades Domésticas, Rotinas da Vida Diária, Trabalhos de Casa e Interação Familiar e Disciplina.

Estudos

O CRQ-PT tem diversos estudos de evidência de fiabilidade (e.g., consistência interna) e validade (e.g., análises fatoriais exploratória e confirmatória).

Contactos

Sofia Major (sofia.o.major@uac.pt).

Marta P. Alves (mpalves@ubi.pt).

Referências

  1. Major, S. O., Alves, M. P., Cunha, A. I., Pereira, C. F., & Jordan, S. S. (2023). School-age child routines: Adaptation and validation studies of the Portuguese version of the Child Routines Questionnaire. Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment, 45(1), 221-233. https://doi.org/10.1007/s10862-023-10021-3
  2. Sytsma, S. E., Kelley, M. L., & Wymer, J. H. (2001). Development and initial validation of the Child Routines Inventory. Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment, 23(4), 241 -251. https://doi.org/10.1023/A:1012727419873