/ Equipa

História

A história do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria está associada ao extinto Serviço de Avaliação Psicológica (FPCE-UC). Este serviço, originalmente criado pela Professora Doutora Aura Montenegro Ferrão na década de 80 do século XX, desempenhou um papel pioneiro no ensino, na formação teórica e na prática dos psicólogos na área da Avaliação Psicológica.

O percurso académico e profissional da Professora Doutora Aura Montenegro ilustra bem a evolução histórica da Psicologia em Portugal, quer na sua ligação inicial à Filosofia, quer na sua afirmação como área autónoma de formação científica e prática profissional.

A Professora Aura Montenegro foi uma mulher pioneira em Portugal na área da Psicologia e, em particular, da Avaliação Psicológica, no período após a Segunda Guerra Mundial e em pleno regime ditatorial em Portugal. Neste contexto, e num tempo marcado por dificuldades na afirmação das mulheres na academia e no mercado de trabalho, é necessário recordar o seu exercício de funções como técnica no Laboratório de Psicologia Experimental da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1952), a sua responsabilidade pela instalação (a convite) de serviços e consultas de Psicologia em diferentes instituições na área da saúde mental e da reabilitação, acolhendo crianças, adolescentes e adultos com problemas psicopatológicos (Clínica Psiquiátrica da Universidade de Coimbra, 1954-1960; Dispensário de Saúde Mental do Centro Psiquiátrico da Zona Centro, 1958) e necessidades educativas especiais (Instituto de Surdos de Bencanta, 1964; Centro de Invisuais do Loreto, 1969-1970). Ao seu currículo ilustre acresce a lecionação de unidades curriculares na área da Avaliação Psicológica, iniciada em 1972.

Doutorada em Psicologia, em 1972, a Professora Aura Montenegro manifestou, enquanto docente do Curso Superior de Psicologia e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (1976-1985), particular empenho no ensino e na formação teórica e prática dos(as) alunos(as) e psicólogos(as) na área da Avaliação Psicológica.

Conheça aqui com mais pormenor o trabalho desenvolvido pela Professora Doutora Aura Montenegro.