Como se desenha um investigação

Entrevista a Vitória Ferreira, Doutoranda da FPCEUC

09 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

A resiliência como elemento fundamental para ultrapassar os incêndios

Os incêndios marcam anualmente a história de Portugal. Em anos particularmente duros, como em 2017, ouvimos, vimos e lemos meses a fio sobre a dor e a perda das famílias fortemente impactadas por estes desastres naturais. Com o objetivo de ver além da dor destas famílias, Vitória Ferreira, estudante do programa interuniversitário de doutoramento em Psicologia, na área de especialização em Psicologia Clínica - área temática: Psicologia da Família e Intervenção Familiar, está a desenvolver o projeto “Facing the heat: Famílias e comunidades resilientes na adaptação aos incêndios rurais e às alterações climáticas”, orientado por Ana Paula Relvas e Luciana Sotero. Com esta investigação, a estudante da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e da Universidade de Lisboa (as duas instituições que cooperam neste programa doutoral) pretende trabalhar com famílias e comunidades que foram assoladas pelos incêndios, procurando perceber a sua resiliência – a forma como recuperam depois do choque – em busca de novas propostas de abordagem que permitam fortalecer a resiliência nos períodos de crise, mas também nos momentos antes e depois do desastre.

ver mais: www.uc.pt/anossauc/investigacao/vitoria_ferreira