Inscrições esgotadas

Pagamento:

Lotação: cerca de 50 participantes por atividade.

Local:
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Rua do Colégio Novo
3000-115 Coimbra

Nota: as sessões decorrerão no edifício principal da FPCE-UC, nas salas: 4.1, 4.2 e 4.5.

Regras de submissão comunicação livre ou poster

A Comissão Científica convida todos os profissionais, estudantes e investigadores que desenvolvam conhecimento nas áreas afins aos temas das Jornadas, a submeter os seus trabalhos em formato de comunicação livre ou poster, até dia 31 Maio de 2024 para o endereço: dmtcoimbra@gmail.com

As comunicações e os posters a serem selecionados pela Comissão Científica do encontro, deverão remeter e contribuir para o tema global das jornadas. Estes deverão estar organizados contendo, obrigatoriamente, os seguintes aspectos:

1. Título.

2. Autores e respectiva afiliação.

3. Abstract/Resumo (com Palavras-chave, Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusões/Discussão, Referências Bibliográficas).

Comissão Organizadora:

Cristina Costa, Isabel Figueira, João Garrido de Oliveira, María Mesa Fernández, Margarida Pedroso de Lima, Micaela Stuart Borges, Miriam Bernardino, Tânia R. Santos.

Comissão Científica:

Ana Coimbra, Ana Jorge, Albertina Oliveira, António-José Gonzalez, Carolina Alejos, Cristina P. Vieira, Diana Mota, Diana Seabra, Filipa Narciso, Inês Pinto, Liliane Viegas, Lisa Bompastor, Rita Aguiar, Rute Esteves, Sónia Malaquias, Vicky Karkou (convidada especial).

Quinta-feira (20 Junho) – Corpo e Memória

13:30 – Abertura do secretariado (em frente da Sala 4.2)
14:15 – Abertura dos trabalhos – Corpo: histórias em Movimento: O Estado da arte (Sala 4.2)
• Diretora da FPCE-UC (Paula Paixão)
• Coordenadora do Curso de Formação em Fundamentos de Psicoterapia por Dança e Movimento da FPCE-UC (Margarida Lima)
• Representante da Associação Portuguesa de Dança Movimento Terapia (Isabel Figueira)
15:00 - 17:15 – Workshop 1 – Flow Emocional (com Rute Esteves; Sala 4.5)
Pausa saudável
17:45 - 20:00 – Workshop 2 – Movimento e Saúde Mental (com Liliane Viegas; Sala 4.1)

Sexta-feira (21 Junho) – Corpo e Emoção

09:30 – Conferência: Movimento, Neurologia e Psicoterapia (com Sofia Duarte; Sala 4.2)
10:30 - 13:00 – Workshop 3 – Espelhamento e Comunicação não verbal (com Diana Seabra; Sala 4.5)
13:00 - 14:00 – Pausa para almoço
14:00 - 16.30 – Workshop 4 – Movimento e Intervenções não-verbais (com Ana Jorge; Sala 4.5)
17:00 - 19:00 – Comunicações livres e Posters (Moderação António José-Gonzalez; Sala 4.2 e corredor do piso 1).
• Saúde Mental e DMT (com Liliana Viegas);
• Dançar no fio da navalha: Entre Palavra e Movimento (Dancing on the edge: In between words and movement) (com Ana Mafalda Vergueiro)
• Countertransference in Individual Dance Movement Therapy Sessions: Loving and being bored (com Diana Seabra)
• Pilares da Dança Movimento Terapia - reflexão a partir de um estudo de caso (com Isabel Figueira)
20:00 - 24:00 – Jantar oitorestaurante.eatbu.com

Sábado (22 Junho) – Corpo e Encontro

10:30 – Mesa redonda: Terapias Expressivas, que futuro em Portugal? (com a participação especial de Vicky Karkou e moderação Isabel Figueira; Sala 4.1)
• Investigação europeia em Dança Movimento Terapia (com Ana Coimbra);
• Terapias expressivas (com António Gonzalez)
• Dança na medicina e em contexto hospitalar (com Inês Pinto)
• A importância da Arte na Universidade (com Margarida Pedroso de Lima)
13:00 - 14:30 – Pausa para almoço
14.30 -16.30 – Workshop 5 – À descoberta do eu: Improvisação em DMT (com Diana Mota; Sala 4.1)
17:00 - 18:00 – Comunicações livres e Posters (Moderação João Oliveira; Sala 4.2 e corredor do piso 1)
• Humanizar o Cuidado Geriátrico: Uma Perspetiva da Dança Movimento Terapia com o Método de Observação e Análise de Movimento de Laban (LBMA) (com Filipa Narciso);
• Dança Movimento e Psicoterapia com mulheres vítimas de abusos sexuais (com Ana Jorge);
• O Corpo mostra o Caminho (com Diana Mota).
18:15 – Encerramento das Jornadas (Sala 4.1) com a colaboração do Grupo de Expressão Dramática InterDito