Defesa de Tese de Doutoramento – Rúben José Abrantes de Sousa

Realizaram-se no passado dia 11/12/2023 as provas de defesa de doutoramento em Psicologia (especialidade de Psicologia Clínica) do Doutor Rúben José Abrantes de Sousa, que viu ser-lhe atribuída a classificação de aprovado por unanimidade com distinção e louvor.

19 dezembro, 2023≈ 3 mins de leitura

O trabalho Heart Rate Variability as a Psychophysiological Biomarker of Affect Regulation in Adolescents pretendeu explorar, à luz dos modelos evolucionários do comportamento humano, se a Variabilidade do Ritmo Cardíaco (VRC) pode ser utilizada como um indicador psicofisiológico de regulação emocional em adolescentes. Os resultados demonstraram a confirmação das assunções teóricas do modelo tripartido da regulação do afeto em adolescentes (através do uso de indicadores fisiológicos de regulação emocional). Demonstrou-se também (com recurso a indicadores fisiológicos) a existência de um sistema de soothing subdesenvolvido em jovens agressores, diagnosticados com perturbações externalizantes. A capacidade do PSYCHOPATHY.COMP (programa de intervenção baseado na terapia focada na compaixão) em melhorar as competências de regulação emocional de jovens agressores foi corroborada, recorrendo a indicadores fisiológicos. Por fim, foi também explorada a existência de diferentes perfis fisiológicos de regulação emocional em adolescentes comunitários e em jovens agressores.

Este doutoramento foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com uma bolsa de doutoramento [FCT - SFRH/BD/131046/2017; COVID/BD/152407/2022] e foi acolhido no CINEICC sob orientação dos Professores Daniel Rijo (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal), Nicola Petrocchi (Department of Psychological and Social Sciences, John Cabot University, Rome, Italy) e Paul Gilbert (Center for Compassion Research and Training, College of Health, Psychology and Social Care, University of Derby, UK).

O CINEICC congratula o Doutor Rúben José Abrantes de Sousa pelo trabalho realizado e deseja os maiores sucessos para o futuro!