Defesa de Tese de Doutoramento – Laura Filipa Seiça Matias Santos

Realizaram-se no passado dia 13/11/2023 as provas de defesa de doutoramento em Psicologia (especialidade de Psicologia Forense) da Doutora Laura Santos, que viu ser-lhe atribuída a classificação de aprovado por unanimidade com distinção e louvor.

20 dezembro, 2023≈ 3 mins de leitura

O trabalho “Mentalidade afiliativa no acolhimento residencial de jovens: Implementação e estudos de eficácia de um programa de treino da mente compassiva com cuidadores” pretendeu promover uma mentalidade afiliativa no acolhimento residencial de crianças e jovens, através do desenvolvimento, implementação e estudos de eficácia de um programa de Treino da Mente Compassiva para Cuidadores (TMC-C). Os resultados do ensaio clínico mostraram que o TMC-C demonstrou efeitos a nível individual (promoveu a compaixão e a autocompaixão e reduziu sintomatologia de ansiedade, depressão e de burnout dos cuidadores), interpessoal (promoveu maior proximidade e ligação aos outros) e organizacional (aumentou a perceção de um clima emocional mais seguro). As mudanças relatadas pelos cuidadores foram percecionadas pelos jovens residentes nas casas de acolhimento residencial do grupo de intervenção, com impacto positivo ao nível da proximidade e ligação aos outros e na perceção de um clima emocional seguro e afiliativo. Os ganhos observados no grupo de intervenção foram mantidos 6 meses após o término do programa nos cuidadores, mas não nos jovens.

Este doutoramento foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com uma bolsa de doutoramento [SFRH/BD/132327/2017; COVID/BD/152441/2022] e foi acolhido no CINEICC sob orientação do Professor Doutor Daniel Rijo (Professor Associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra) e da Professora Doutora Maria do Rosário Pinheiro (Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra).

O CINEICC congratula a Doutora Laura Santos pelo trabalho realizado e deseja os maiores sucessos para o futuro!