União Europeia aprova o Projeto MIA-Portugal

03 abril, 2019≈ 3 mins de leitura

LogoFMUC

Foi aprovado pela União Europeia o projeto MIA-Portugal (Multidisciplinary Institute of Ageing), proposto pela CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), Universidade de Coimbra e Instituto Pedro Nunes e que havia sido iniciado pela Faculdade de Medicina, que o tem liderado cientificamente. Este projeto, com um investimento total de 49 milhões de euros, dos quais 15 milhões são investimento direto do programa Teaming da União Europeia, tem por objetivo construir o primeiro centro de referência no sul da Europa, focado no estudo dos processos biológicos do envelhecimento para promover e sustentar o envelhecimento saudável e ativo.

O MIA-Portugal visa responder à ‘armadilha’ do envelhecimento, resultante do aumento da esperança de vida que está diretamente ligado ao aumento do número de idosos com doenças crónicas. Com efeito, o envelhecimento é o principal fator de risco para doenças crónicas como a diabetes, Alzheimer, doenças cardiovasculares, osteoporose ou cancro que são tratadas de modo independente. A ideia é identificar as bases biológicas do envelhecimento e desenhar estratégias novas que diminuam o processo de envelhecimento de modo a atrasar ou suprimir em simultâneo as várias doenças crónicas associadas ao envelhecimento. O objetivo não é aumentar a esperança de vida mas sobretudo aumentar a qualidade de vida do idoso.

A aprovação pela União Europeia do MIA-Portugal em Coimbra deriva da conjunção de excelência na área biomédica em Coimbra que inclui a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (um esteio essencial no ensino médico em Portugal), os Hospitais da Universidade de Coimbra (o maior do país), o Centro de Neurociências e Biologia Celular (o primeiro e mais produtivo centro de investigação biomédica do país) e o Instituto Pedro Nunes e o Biocant (incubadoras de start-ups premiadas a nível europeu), conjuntamente com o facto da região Centro ser já reconhecida pela União Europeia como região de referência no acompanhamento do envelhecimento saudável ativo com vários programas de elevado impacto societal, únicos no país, no âmbito da iniciativa Ageing@Coimbra liderada pelo Prof. Doutor Manuel Veríssimo e pelo Investigador Doutor João Malva, ambos da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Espera-se que este projeto MIA-Portugal promova o foco e a excelência da investigação biomédica focada nas bases moleculares do envelhecimento na Universidade de Coimbra, com a construção de um novo edifício de investigação biomédica (Biomed) e a contratação de uma vintena de novos investigadores de excelência, numa lógica translacional promovida pelo Instituto Pedro Nunes, ligada quer ao atendimento clínico de qualidade quer à estrutura de intervenção social posta no terreno pela iniciativa Aging@Coimbra.