UC atribui Honoris Causa aos Professores Luis Martí-Bonmatí e André Jam Louis D'Hoore

26 maio, 2019≈ 4 mins de leitura

Luis Martí-Bonmatí e André Jam Louis D'Hoore com os Padrinhos Filipe Caseiro Alves e Júlio Leite

© Carina Monteiro

Luis Martí-Bonmatí e André Jam Louis D'Hoore receberam este domingo o doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Coimbra, por proposta da Faculdade de Medicina.

Foram padrinhos os Professores Filipe Caseiro Alves e Júlio Leite.

O Prof. Doutor Luiz Marti BonMati é uma das mais prestigiadas figuras da Radiologia Espanhola e Europeia. Lidera uma vasta equipa de investigação com assinalável sucesso na área da imagem médica funcional contribuindo decisivamente para o desenvolvimento de biomarcadores de imagem quantitativa. Director de Departamento de Radiologia do Hospital La Fe da Universidade de Valencia recebeu múltiplos prémios internacionais entre os quais se destaca o prémio Europeu de Ressonância Magnética do Fórum Europeu de Ressonância Magnética. Autor de mais de 500 publicações cientificas detêm o registo de 10 patentes sendo investigador em 43 projectos de investigação com financiamento competitivo. Atualmente gere a maior rede espanhola de investigação em imagem biomédica desenvolvendo trabalhos na área da inteligência artificial e análise quantitativa. O laboratório liderado pelo Prof Dr Luis Marti BonMati tem participado em vários projectos de investigação conjuntos com a Universidade de Coimbra.

2.jpg

O professor André Jan Louis d'Hoore é Diretor do Serviço de Cirurgia Abdominal da Clínica Universitária Gasthuisberg de Leuven e Professor de Cirurgia da Faculdade de Medicina KU Leuven da Universidade Católica de Leuven. Tem a seu cargo o ensino pré e pós graduado e recebe muitos estagiários em cirurgia abdominal. É um orador regular em reuniões cirúrgicas internacionais. É autor de mais de 195 artigos revisados por pares. É membro de diferentes conselhos editoriais.  É membro fundador da Sociedade Europeia de Coloproctologia (ESCP) e a ele se deve a criação do ramo cirúrgico da Organização Europeia de Crohn e Colite (S-ECCO). O seu principal interesse é o papel de abordagens minimamente invasivas para doenças inflamatórias intestinais e cancro colorretal.

1.jpg

Veja as fotografias da cerimónia aqui e no Facebook da FMUC.