Professor Duarte Nuno Vieira é Doutor Honoris Causa pela Universidade Grigore T. Popa da Roménia

Duarte Nuno Vieira, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, recebeu hoje o grau de Doutor Honoris Causa em Medicina pela Universidade da Roménia. O título foi atribuído pelo “trabalho notável e pelas contribuições relevantes de Duarte

08 novembro, 2018≈ 5 mins de leitura

DNV_DHC

(Foto: com o Reitor da Universidade Viorel Scripcariu, e o Embaixador de Portugal na Roménia, Dr. Fernando Teles Fazendeiro)

A Universidade de Medicina e Farmácia Grigore T. Popa é uma Universidade pública, localizada na cidade de Iași, a maior cidade do leste da Roménia.  É uma das universidades mais relevantes da Europa central, sendo considerada como particularmente avançada no âmbito da investigação e da educação médicas, ministrando o curso de medicina em inglês e francês. Nela descobriu Nicolae Paulescu a insulina e dela saiu o vencedor do Prémio Nobel da Medicina, em 1974, George Emil Palade.

A Roménia tem uma longa tradição no campo da medicina, dispondo de um sistema de saúde em funcionamento desde o século XVIII. O Hospital St. Spiridon, da cidade de Iasi, fundado em 1757, é o mais antigo da região histórica da Moldávia e um dos maiores da Romênia. Nele surgiu, em 1859, a primeira escola Romena de ensino superior médico, que passaria a Faculdade de Medicina em 1879, associando-se, em 1948, à Faculdade de Farmácia e à Faculdade de Odontologia, para formarem, em conjunto, o Instituto de Medicina e Farmácia. A partir de 1991 este Instituto passou a designar-se Universidade de Medicina e Farmácia Grigore T. Popa, em homenagem a este ilustre cientista. A Universidade integra atualmente quatro áreas principais - Medicina, Farmácia, Odontologia e Engenharia Biomédica – sendo composta por oito faculdades. O facto de ministrar vários dos seus cursos nas línguas inglesa e francesa, leva a que tenha milhares de alunos de medicina de todo o mundo, estando afiliada com diversas universidades internacionais.

Duarte Nuno Vieira, professor catedrático de Medicina Legal e Ciências Forenses e de Ética e Direito Médico, foi até hoje galardoado com 18 títulos honoríficos, sendo nomeadamente e a título de exemplo, Académico Honorário da Real Academia de Granada, Académico Honorário da Academia de Medicina do Uruguai, Académico Honorário da Academia das Ciências e das Artes de Itália, Membro Honorário de diversas sociedades científicas (Sociedade de Medicina Legal do Panamá, Sociedade Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas, Colégio de Patologistas Forenses do Sri Lanka, Associação Espanhola de Avaliação do Dano Corporal, etc.),  bem como Cidadão Honorário de Guaiaquil (Equador) ou a medalha de ouro da Faculdade Medicina da Universidade de Comenius de Bratislava, na Eslováquia, entre muitas outras distinções. Em 2014 foi galardoado pela Academia Americana de Ciências Forenses com a Douglas Medal Award, o mais prestigiado prémio internacional no âmbito das Ciências Forenses, atribuído apenas de três em três anos, e que recebeu em Seoul, na Coreia do Sul no decurso de Congresso da Associação Internacional de Ciências Forenses, da qual foi também presidente. Entre os galardoados com este prémio estão, por exemplo,  Sir Alec Jeffreys do Reino Unido (que descobriu a utilização do ADN para fins forenses), o Dr. Clyde Snow dos Estados Unidos (pai da antropologia forense e da sua aplicação no âmbito dos direitos humanos) ou o Prof. Pierre Margot da Suíça (considerado por muitos como a maior autoridade mundial no domínio da criminologia).

IMG_0004.JPGIMG_0016.JPG
IMG_0036.JPGIMG_0047.JPGIMG_0046.JPGIMG_0057.JPGIMG_0060.JPGDN3.jpegDN2.jpeg