Livro de Professor Duarte Nuno Vieira distinguido pela Associação Médica Britânica

O livro “Monitoring Detention, Custody, Torture and Ill-treatment: A Practical Approach to Prevention and Documentation” da autoria do diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Duarte Nuno Vieira, em colaboração com Jason Payne-James (d

04 setembro, 2018≈ 3 mins de leitura

Duarte Nuno Vieira

Os livros galardoados foram anunciados esta terça-feira, 4 de setembro, num evento realizado no Hall de Cerimónias da Associação Médica Britânica, em Londres. A obra premiada foi publicada em janeiro de 2018 pela CRC Press, do grupo Taylor & Francis, uma das principais editoras internacionais. Trata-se do segundo livro em língua inglesa publicado por Duarte Nuno Vieira, que é também co-autor de duas obras em língua francesa e de nove em língua portuguesa. O livro aborda múltiplos aspetos relacionados com a investigação e documentação de tortura, área à qual o professor e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra tem dedicado uma parte substancial da sua atividade profissional.LivroDNV99.jpg

Duarte Nuno Vieira acompanha habitualmente o Relator das Nações Unidas para a Tortura nas múltiplas missões que este realiza por todo o mundo e colabora regularmente com diversas outras organizações internacionais com intervenção neste âmbito, sendo também membro do grupo de peritos do Conselho Internacional de Reabilitação de Vítimas de Tortura. É atualmente um dos peritos médico-legais com maior número de participações em missões internacionais humanitárias nesta área, tendo passado por Iraque, Líbia, Palestina, Sri-Lanka, México, Sérvia, Kosovo, Bósnia-Herzegovina, Nigéria, Tunísia, Marrocos, Gana, Mali, Argentina, Brasil, Uruguai, Indonésia, Papua Nova Guiné, Mauritânia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Grécia, Moldávia, Turquia Egito, Ucrânia, Paraguai, Colômbia, Arménia, Filipinas, Costa do Marfim, Timor-Leste, Quénia, Polónia, Jordânia, etc.

Duarte Nuno Vieira tem promovido igualmente múltiplos cursos de formação profissional neste domínio em países dos cinco continentes. Em Portugal, integra o Conselho Consultivo do Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura, que funciona no âmbito do Provedoria de Justiça.

Rui Marques Simões - UC