Investigadores da FMUC e do CHUC distinguidos no Congresso Português de Diabetes

22 março, 2019≈ 3 mins de leitura

(Foto: Patrícia Borges, Salomé Pires, Raquel Seiça, Margarida Abrantes, Paulo Matafome, Tiago Rodrigues, Laura M, Beatriz Almeida e Sónia Silva)

O trabalho Modulação da glioxalase-1 pelo GLP-1: impacto na capilarização e sensibilidade à insulina do tecido adiposo, desenvolvido por investigadores dos Institutos de Fisiologia, Farmacologia e Biofísica da FMUC, em colaboração com a equipa coordenada pelo Dr. Pedro Gomes, do Serviço de Cirurgia do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (Covões) recebeu a distinção de Melhor comunicação oral em investigação fundamental e o Prémio SPD/Medinfar Diabetes 2019 (ex aequo) para o melhor trabalho apresentado no congresso.

Os prémios foram atribuídos no último Congresso Português de Diabetes, que decorreu recentemente, em Vilamoura.

Objectivos e conclusões do estudo: Foi demonstrado que a glicação altera a capilarização do TA em ratos obesos, contribuindo para a desregulação metabólica na obesidade. A hipótese deste estudo foi que a diminuição da actividade da enzima glioxalase-1 (GLO-1) no tecido adiposo pudesse correlacionar-se com a resistência à insulina em doentes obesos, podendo constituir um alvo terapêutico na obesidade e diabetes tipo 2.

Uma vez que a cirurgia bariátrica (gastrectomia vertical) melhora a angiogénese do tecido adiposo e os níveis pós-prandiais de GLP-1, foi também colocada a hipótese que este poderia regular a actividade da GLO-1, favorecendo a angiogenése do TA. Este estudo permitiu demonstrar que a diminuição da actividade da GLO-1 no tecido adiposo associa-se a resistência à insulina e pode ser um alvo do GLP-1 de forma a promover a capilarização do tecido e a sensibilidade à insulina. Estes mecanismos poderão constituir uma nova abordagem no tratamento da desregulação metabólica da obesidade e diabetes tipo 2.

Autores: Rodrigues T.1, Borges P.1, Carrêlo C.1, Mar L.1, Eickhoff H.2, Almeida B.3, Marques D.1, Pires S.4, Abrantes M.4, Martins B.5, Uriarte C.6, Gomes P.6, Silva S.7, Seiça R.1, Matafome P.8

• 1 - Instituto de Fisiologia e Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR), Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra (FMUC), Coimbra
  • 2 - Instituto de Fisiologia e iCBR, FMUC, Centro de Obesidade, Hospital de Santiago, Setúbal, Coimbra/Setúbal
  • 3 - Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), Lisboa