Henrique Alexandrino distinguido com o prémio 'Melhor Comunicação Poster' no 22 Congresso ECTES

17 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

Henrique Alexandrino, docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e cirurgião do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE. foi distinguido com o prémio de Melhor Comunicação Poster, no decorrer do 22º Congresso ECTES da European Society For Trauma And Emergency Surgery (ESTES), que se realizou recentemente, em Ljubljana, Eslóvenia.

O prémio foi obtido no âmbito do trabalho desenvolvido por uma equipa liderada pelo docente da FMUC no contexto do treino das equipas de trauma do Serviço de Urgência do CHUC, que já formou, até ao momento, mais de 150 médicos e enfermeiros deste serviço.

Em nota à imprensa, da Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica (ALTEC), Henrique Alexandrino assinala que o Curso de Equipas de Trauma do CHUC faz parte da oferta formativa da Pós-Graduação em Catástrofe da Universidade de Coimbra assim como do plano de formação da ARS Centro para a implementação da Via Verde do Trauma no Adulto.

Na FMUC, 'o treino de equipas de trauma faz igualmente parte da oferta formativa, com a unidade curricular opcional Trauma, Emergência e Catástrofe, do 5º Ano do MIM, onde alunos de Medicina treinam, em ambiente simulado, competências não técnicas para trabalho de equipa em contexto de emergência, trauma e catástrofe'.