FMUC distinguida no 30º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas

17 novembro, 2021≈ 6 mins de leitura

Medicina Dentária

A Área de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, evidenciou, uma vez mais, o seu prestígio na produção de trabalhos de excelência, no âmbito da sua atividade clínica e de investigação, obtendo quatro primeiros prémios, em oito categorias possíveis, no 30º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, que decorreu este mês, em Braga.

Dos mais de cem trabalhos aceites e apresentados no congresso, a FMUC venceu nas seguintes categorias:

Primeiro Prémio na categoria de “Comunicação Oral de Investigação pré-clínica”, atribuído ao trabalho O comprometimento do processo angiogénico pode diminuir o sucesso dos tratamentos endodônticos em ratos diabéticos, coordenado pelo Professor Manuel Marques Ferreira

Autores: Manuel Marques Ferreira, Paulo Matafome, Margarida Abrantes, Ana Coelho, Salomé Pires, Eunice Carrilho, Raquel Seiça e Maria Filomena Botelho

O trabalho teve como objetivo a avaliação da expressão de marcadores histopatológicos e angiogénicos em ratos diabéticos com indução de periodontite apical experimentalmente e comparar com ratos saudáveis. Os resultados demonstram que há uma diminuição da reparação tecidular, com presença de alterações vasculares e inflamatórias nos ratos diabéticos. Foi também observada uma maior percentagem de remodelação vascular e angiogénica em ratos saudáveis, quando comparado com ratos diabéticos.

111_MMF.jpeg

Primeiro Prémio na categoria de “Comunicação Oral de Investigação pré-clínica”

_______________________________________________________________________________________

Primeiro Prémio na categoria de “Comunicação Oral de Revisão Sistemática”, atribuído ao trabalho Os sistemas jato ar-água controlam a inflamação local na terapia periodontal de suporte? Revisão sistemática, coordenado pelos Doutores Orlando Martins e Daniela Santos Silva.

Autores: Ana Rita Costa, Daniela Santos Silva e Orlando Martins.

A periodontite severa é a 6ª patologia mundialmente mais prevalente, afetando 11% da população mundial. Após a fase ativa de tratamento segue-se a terapia periodontal de manutenção, que visa evitar a progressão/recorrência da patologia, recorrendo a vários tipos de instrumentos. A revisão sistemática comparou os sistemas de jato ar-água com as terapias periodontais convencionais, utilizados na terapia periodontal de suporte, avaliando resultados clínicos, microbiológicos e de conforto para o paciente. Concluiu-se que tanto os sistemas de ar-água como os convencionais apresentam eficácia clínica semelhante. Contudo os sistemas ar-água mostraram uma tendência para um melhor comportamento microbiológico sendo também mais seguros, rápidos e confortáveis para os pacientes.

2%20foto%20Pre%CC%81mio%20Comunicac%CC%A7a%CC%83o%20Oral_Revisa%CC%83o-1.jpg

Primeiro Prémio na categoria de “Comunicação Oral de Revisão Sistemática”

Primeiro Prémio na categoria de “Comunicação Oral de Casos Clínicos”, atribuído ao trabalho Reimplante intencional como ponto de partida para uma abordagem multidisciplinar: relato de caso clínico, coordenado pelos Professores João Miguel Santos e Sérgio Matos.

Autores: João Miguel Santos, Joana A. Marques, Margarida Esteves, Vítor Sousa, Paulo J. Palma e Sérgio Matos.

O caso clínico descreve um dente com uma lesão periapical extensa, desde a sua raíz até ao nervo dentário inferior, tratado com uma técnica de reimplante intencional que permitiu a cicatrização do osso mandibular destruído pela lesão, contudo, passados 18 meses, desenvolveu uma reabsorção radicular externa e teve de ser extraído. Concomitantemente, foi realizada uma técnica para regeneração/preservação do osso alveolar, com recurso a L-PRF, de modo a possibilitar a obtenção de uma arquitetura óssea favorável à colocação de um implante dentário.

3%20Foto%20Comunicac%CC%A7a%CC%83o%20Oral%20de%20Casos%20Cli%CC%81nicos.jpg

Primeiro Prémio na categoria de “Comunicação Oral de Casos Clínicos

Primeiro Prémio na categoria de “Poster de Casos Clínicos”, atribuído ao trabalho Classe II esquelética severa tratada com distração mandibular e cirurgia ortognática, coordenado pelo Professor Francisco Vale.

Autores: Madalena Ribeiro, Filipa Marques, Anabela Paula, Catarina Nunes, Inês Francisco e Francisco do Vale

O caso clínico descreve uma abordagem ortodôntico-cirúrgica inovadora no tratamento de uma jovem adulta portadora de retrognatia e hipoplasia mandibular severas. A técnica e o dispositivo médico utilizado (distractor dento-ancorado) permitiram o total restabelecimento da morfologia, dimensão e posição dos maxilares, melhorando significativamente a estética facial e auto-estima, função mastigatória e função respiratória da doente.

O aparelho distractor utilizado na técnica cirúrgica foi desenvolvido pelo Instituto de Ortodontia da FMUC em parceria com o Serviço de Cirurgia Maxilo-facial do CHUC e objecto de publicação recente na revista científica Bioengineering.

111_FV.jpeg

Primeiro Prémio na categoria de “Poster de Casos Clínicos