Docentes da FMUC e investigadores do iCBR/CIMAGO ganham Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo

12 outubro, 2023≈ 3 mins de leitura

O projeto “Relevância clínica das plaquetas como biomarcadores não invasivos no Mieloma Múltiplo - Um estudo piloto», liderado por Ana Bela Sarmento Ribeiro, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e Hematologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), é o vencedor da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo, uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com o apoio da Amgen Biofarmacêutica. O prémio foi recentemente entregue na sede da APCL, em Lisboa.

A equipa de investigação é ainda constituída pelas professoras da FMUC, Ana Cristina Gonçalves, Raquel Alves, Bárbara Oliveiros e Catarina Geraldes (diretora do Serviço de Hematologia Clínica do CHUC), pela estudante de doutoramento em Ciências da Saúde da FMUC Dra. Joana Jorge e pelo professor da Universidade Nottingham Trent (Reino Unido), Sérgio Rutella.

O projeto a ser desenvolvido na FMUC com colaboração do Serviço de Hematologia Clínica do CHUC e do de Imunoterapia do Cancro da Universidade Nottingham Trent, pretende identificar novos biomarcadores que possam influenciar o desenvolvimento, o prognóstico e a resposta à terapêutica em doentes com Mieloma Múltiplo, recorrendo a plaquetas educadas pelos tumores (TEPs). Os resultados deste projecto podem ter extrema relevância para a detecção precoce, monitorização dos doentes e avaliação de resposta ao tratamento, através de metodologias não invasivas, podendo vir a ser uma mais-valia para os doentes com Mieloma Múltiplo.