Cursos TEAM na FMUC

14 outubro, 2019≈ 3 mins de leitura

Curso Team

Decorreu recentemente, no Centro de Simulação Biomédica da FMUC, o primeiro curso Trauma Evaluation and Management (TEAM™) deste ano letivo. Este curso opcional, destinado a alunos do 6º Ano do Mestrado Integrado em Medicina, visa preparar os participantes para a abordagem inicial e reanimação do doente vítima de trauma grave no contexto da sala de emergência.

Os cursos TEAM™ recomeçaram em 2018, com o apoio da Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica (ALTEC), sociedade científica sem fins lucrativos, presidida pelo Dr. Carlos Mesquita, cirurgião do CHUC e atual presidente da Sociedade Europeia de Trauma e Emergência Cirúrgica (ESTES). Com o investimento na aquisição de material, pelo Centro de Simulação Biomédica da FMUC, dirigido pelo Professor Paulo Martins, foi possível realizar, já este ano, um módulo prático, para treino de competências técnicas, como colocação de drenos torácicos ou imobilização da coluna e da bacia.

Organizado pelo Professor Henrique Alexandrino, em estreita colaboração com a ALTEC, o curso contou com a colaboração dos docentes da FMUC e clínicos do CHUC, Luís Ferreira, Eva Santos e Ana Rita Cavaca. O curso pretende dotar os alunos, em particular do último ano, de competências técnicas e não técnicas para a abordagem das situações de emergência traumática.

O curso TEAM™ é uma iniciativa do American College of Surgeons, sendo uma versão reduzida do famoso Advanced Trauma Life Support (ATLS™), o mais antigo e disseminado curso de formação pós-graduado de Trauma em todo o Mundo.

IMG_20191009_142604.jpg
IMG_20191009_173120.jpg