Bolsa de Investigação Médica LPCC/Lions Portugal para trabalho liderado pela Investigadora Célia Gomes

06 julho, 2020≈ 3 mins de leitura

Fotografia [da esquerda para a direita]): Sara Almeida, estudante de doutoramento e membro da equipa, Antero Abrunhosa, Célia Gomes e Vítor Rodrigues, Presidente da LPCC

© LPCC

O Projeto "Exossomas como ferramenta de diagnóstico de micrometástases pulmonares no osteossarcoma", liderado pela Inv. Doutora Célia Gomes, do iCBR-FMUC, foi distinguido com uma Bolsa de Investigação Médica pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em conjunto com os Lions Portugal, no âmbito de um concurso promovido por estas entidades, na área do Cancro Infantil.

LPCC_Lions.jpg

Célia Gomes

O projeto, em parceria com o Doutor Antero Abrunhosa, do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta inovadora de diagnóstico baseada em exossomas, para a deteção de micrometástases pulmonares no osteossarcoma, através de uma técnica de imagem não invasiva por tomografia por emissão de positrões – PET.

Os exossomas são vesiculas secretadas pelas próprias células tumorais, que se sabe terem um papel importante na preparação dos locais de metastização e afinidade pelas lesões metastáticas. Pretende-se isolar essas vesiculas e radiomarcá-las com um isótopo emissor de positrões, para que através da imagem PET, possam servir como moléculas sinalizadoras de formação das metástases nas fases iniciais da doença, possibilitando dessa forma intervenções terapêuticas mais precoces e direcionadas. Os investigadores esperam, com este projeto, contribuir para a melhoria da sobrevida dos doentes com osteossarcoma que representam 5% de todos os tumores pediátricos.

A Bolsa de Investigação tem a duração prevista de 18 meses.

Lions%20LPCC_2.jpg

A equipa com alguns elementos do Lions Portugal