Área de Medicina Dentária em destaque no Congresso Anual da Ordem dos Médicos Dentistas

A Área de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, evidenciou uma vez mais o seu prestígio, ao ter obtido cinco primeiros prémios em oito categorias possíveis, com os trabalhos científicos e clínicos desenvolvidos na FMUC e apresentados no 32º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, que decorreu recentemente, no Porto.

17 novembro, 2023≈ 7 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Trabalhos premiados e categorias:

1) Primeiro Prémio na categoria de “Comunicação Oral de Revisão Sistemática”, atribuído ao trabalho “Tratamento de superfície em microimplantes: revisão sistemática” | Autores: Ana Luísa Figueiredo, Raquel Travassos, Carlos Miguel Marto, Catarina Nunes, Inês Francisco e Francisco do Vale.

2) Primeiro Prémio na categoria de “Comunicação Oral de Investigação clínica”, atribuído ao trabalho “Diagnóstico de Defeitos Periodontais Infraósseos com Posicionador Radiográfico Individualizado – Estudo Observacional Transversal” | Autores: Tony Rolo, Ana Messias, Isabel Poiares Baptista, Daniela Santos Silva e Sérgio Matos

3) Primeiro Prémio na categoria de “Comunicação Oral de Casos Clínicos”, atribuído ao Trabalho “Tratamento cirúrgico de defeitos peri-implantares de 2 paredes com bloco de L-PRF/xenoenxerto: série de casos” | Autores: Orlando Martins, Francisco Caramelo, Ana Messias e Sérgio Matos

4) Primeiro Prémio na categoria de “Póster de Investigação pré-clínica”, atribuído ao trabalho: “Efeitos da irrigação endodôntica com microbolhas na composição química da dentina coronária Estudo in vitro” | Autores: Edna Caldeira, Joana A. Marques, Rui I. Falacho, Akhilesh Rai, João Carlos Ramos, Paulo J. Palma.

5) Primeiro Prémio na categoria de “Comunicação Oral de Investigação Pré-Clínica”, atribuído ao trabalho “Jateamento de partículas como um pré-tratamento da superfície dentinária: estudo in vitro” | Autores: Gabriela Almeida, Romina Ñaupari-Villasante, Joana Marques, João Carlos Ramos, Alessandro Loguercio, Rui Falacho.

Resumos dos Trabalhos e Imagens dos Premiados

Com esta revisão sistemática pretendeu-se reunir os protocolos de tratamento de superfície em microimplantes existentes, e entender como estes alteram a estabilidade dos mesmos, com o objetivo de diminuir a probabilidade do seu insucesso. Concluiu-se que tratamentos como condicionamento ácido, sandblasting, large- grit, acid-etching, fotofuncionalização por luz ultravioleta e fotobiomodulação são protocolos testados, bem definidos e confiáveis para aumentar a estabilidade dos microimplantes e, consequentemente, o sucesso do tratamento ortodôntico.

---

O trabalho vencedor aborda um novo protocolo cirúrgico para a tratamento da perda óssea patológica de osso que suporta os implantes dentários. Esta patologia, denominada "peri-implantite", tem sido um tópico importante de investigação deste grupo. É uma patologia altamente destrutiva, com uma prevalência na ordem dos 20% dos pacientes reabilitados com implantes.

Ao longo dos últimos anos esta equipa tem recebido vários prémios pelo trabalho desenvolvido na área de investigação pré-clinica (laboratorial e animal) e clínica. Alguns destes trabalhos contaram com a colaboração de alunos do MIMD e de outras universidades, nomeadamente a Universidade de Zurique.

Este trabalho teve por objetivo avaliar a precisão das medições radiográficas de defeitos periodontais infraósseos em radiografias intraorais digitais padronizadas, com base em dados de 2 ensaios clínicos realizados na clínica universitária de medicina dentária da FMUC, 1 deles multicêntrico englobando vários centros europeus. Este trabalho permitiu avaliar o grau de precisão e distorção das técnicas imagiológicas convencionais e a necessidade de desenvolver alternativas mais fiáveis.

---

Objetivo e conclusão: Avaliação dos efeitos de uma solução antimicrobiana inovadora, para utilização no âmbito da Endodontia, sobre a dentina coronária. Esta nova fórmula representa uma alternativa promissora para a irrigação endodôntica uma vez que, para além do seu potencial antimicrobiano e ausência de citotoxicidade, não altera a composição química da dentina.

-----

Resumo do trabalho: Diversos pré-tratamentos da superfície dentinária têm sido sugeridos na tentativa de reduzir a imprevisibilidade associada à adesão a este substrato e melhorar o sucesso clínico. O jateamento de partículas é amplamente utilizado atualmente, apesar de não serem claras as consequências para o processo adesivo subsequente e, desta forma, o presente estudo tem como objetivo avaliar a influência de três técnicas de jateamento na adesão dentinária, com duas estratégias adesivas distintas.