Ana Rita Roriz, embaixadora de Medicina na 6ª edição da Académica Start UC

07 outubro, 2022≈ 5 mins de leitura

Ana Rita Roriz

© DR.

Fui a embaixadora de Medicina na 6ª edição da Académica Start UC, tendo iniciado o meu mandato por volta de Novembro e terminado no final do ano letivo de 2021/2022. Foram cerca de 9 meses intensos, onde aprendi muito graças às capacitações organizadas, onde pude conhecer muitos colegas de outros cursos e onde pude contactar com personalidades importantes com o intuito de organizar atividades relevantes.

      Deparei-me com desafios que outrora nunca pensei que me iria deparar e tive que aprender a superá-los ou a contorná-los. Ao longo do mandato, planeei 9 atividades, mas por questões logísticas e de tempo (porque não me podia esquecer que continuava a realizar o 3º ano de medicina em paralelo) acabaram por "só" ir para a frente 5 iniciativas. 

      A primeira atividade foi a Desmitificação do Burnout, onde contei com a colaboração de outra embaixadora e de 5 oradores incríveis, entre os quais, Débora Monteiro (médica e criadora de conteúdos digitais) e Alexandre Marques (médico especialista em medicina desportiva e em medicina geral e familiar). A atividade teve um feedback incrível e acredito que ensinamos muitos colegas a identificar os sinais e sintomas do Burnout e os motivamos na procura da ajuda, assim como a tirar proveito do seu stress. 

      A segunda atividade foi a Consciencializa-te, onde convenci um grupo de jovens estudantes de medicina a virem comigo para a rua consciencializar a população sobre as doenças e problemas mais frequentes no nosso país entre elas AVC, Enfarte, DSTs, Cancro da Mama, Cancro da Pele,... Considero que foi a iniciativa que realizei com mais impacto. Falamos com centenas de pessoas e atingimos outros milhares através do jornal “Diário de Coimbra”. Alertámo-las para sinais de risco, sintomas de alarme, práticas erróneas, entre outros, de 6 doenças/ problemas com mais mortalidade em Portugal e no mundo. Mostramos os dados científicos e as taxas de mortalidade com o objetivo de chocar, para que efetivamente haja uma mudança, quer nas práticas e hábitos, quer na atenção aos detalhes importantes no que toca a salvar vidas. Acredito genuinamente que no meio das centenas de pessoas com quem falamos, no meio de todos os sinais corporais avaliados (aconselhando ou não a receber uma avaliação profissional), pelo menos uma vida foi salva. Uma atividade extremamente inovadora que acredito fez a diferença.

      A terceira atividade teve como titulo Hipnose – do Mito à Prática Clínica outra atividade com uma excelente adesão por parte dos colegas. Consistiu numa palestra e demonstração prática sobre o que é a Hipnose, como funciona, porque é que acontece etc. com o Dr. Alberto Lopes (neuropsicólogo, hipnoterapeuta e escritor). A expressão de surpresa e incredulidade dos participantes é algo que ficará gravado na minha memória para sempre, portanto sei que esta iniciativa marcou e ajudou a credibilizar a hipnose como uma área válida da saúde o que anteriormente, para muitos, era considerado uma atividade fictícia e sem impacto real. 

      A quarta atividade foi sobre Telemedicina e contei com a colaboração de mais outra embaixadora e do Dr. Augusto Ittig (médico especialista na Argentina). Falou-nos sobre como é que a telemedicina surgiu, como é que foi implementada e todas as vantagens que traz tanto para o utente como para o médico tonando o acesso à saúde possível a todos, mesmo nos locais mais remotos e de difícil acesso. Abrimos horizontes aos nossos colegas sobre esta prática tão comum noutros países, subdesenvolvida em Portugal e com tanto potencial de crescimento.

      A quinta e última atividade intitulamos como Um Parafuso a mais - Produção e Implementação de Próteses. Novamente, pude contar com a colaboração de um colega embaixador e com 3 oradores incríveis tanto da área da cirurgia como da área da Engenharia Mecânica. Pudemos perceber sobre todo o processo de produção e implementação da mesma e o quão é individualizado e personalizado. 

      Olhando para trás não sinto nada para além de orgulho e gratidão. Entrei neste projeto de cabeça, sem saber muito bem no que consistia, mas acredito genuinamente que saí deixando uma marca bonita para trás. Quer nos mais de 800 participantes das atividades que realizei, quer em mim. Penso que todos beneficiamos imenso de todas as atividades realizadas por todos os colegas e, por isso, não poderia não deixar um agradecimento gigante à organização deste projeto incrível que é a Académica Start UC.

A “Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo” é um projeto de sensibilização, educação e formação dos estudantes da UC para a inovação e empreendedorismo, criado pela UC e pela AAC. O projeto tem por base uma rede de 31 estudantes embaixadores para o empreendedorismo, supervisionados pela UC e pela AAC.

Partilhe