1º Prémio de melhor poster na Categoria de Revisão para o trabalho intitulado “Adesão a cimentos de silicato de cálcio: revisão narrativa”

03 junho, 2019≈ 3 mins de leitura

Paulo Jorge Palma, Joana Marques, João Miguel Santos, João Carlos Ramos, Márcia Antunes e Rui Isidro Falacho

A distinção foi concedida no II Congresso da Sociedade Portuguesa de Endodontologia, que decorreu recentemente, em Coimbra.

Nos últimos anos, os tratamentos de polpa vital têm ganho uma atenção considerável na Medicina Dentária, visando a manutenção da vitalidade e saúde pulpar após um traumatismo ou exposição associada a uma lesão de cárie. Nestes tratamentos que mantêm a vitalidade pulpar, são utilizados biomateriais. Deste modo, os biomateriais utilizados nestes procedimentos conservadores devem ter uma série de caraterísticas, tais como a capacidade de preservar a vitalidade pulpar, aderir à dentina e ao material restaurador, bem como ser capazes de resistir a forças durante a função.

Como biomateriais temos ao nosso dispor de cimentos de silicato de cálcio que são utilizados com este propósito. É fundamental que haja uma ligação adequada entre o material restaurador e o biomaterial, de modo a garantir um selamento coronário capaz de prevenir microinfiltrações, bem como garantir uma adesão eficaz, capaz de reter a restauração. Além disso, a restauração definitiva deverá ser realizada o mais rápido possível, de modo a maximizar o prognóstico. Deste modo, é crucial a elaboração de um protocolo restaurador que permita garantir o sucesso de um tratamento pulpar conservador.

Os autores que contribuíram para este trabalho:

Márcia Antunes1, Joana Marques2, Rui Isidro Falacho3, Luis Roseiro4, João Miguel Santos2, João Carlos Ramos5, Paulo Jorge Palma2.

• 1*Aluna do Mestrado Integrado em Medicina Dentária, Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra
  • 2 Instituto de Endodontia, Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra
  • 3 Instituto de Implantologia e Prostodontia, Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra
  • 4 Departamento de Engenharia Mecânica, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra