A Clínica Universitária de Otorrinolaringologia da FMUC e o Serviço de ORL da Unidade Local de Saúde de Coimbra - Hospitais da Universidade vão organizar o VII Curso de Cirurgia Cervical nos dias 6 e 7 de junho de 2024. Trata-se de um Curso que pretende ser eminentemente prático, tendo como objetivo principal o de contribuir para a formação dos Internos de Otorrinolaringologia, na área da cirurgia cervical.

As intervenções cirúrgicas terão lugar, nas sessões da manhã, no Serviço de ORL dos HUC. Serão visualizadas e comentadas, em direto, cirurgias efetuadas no Bloco Operatório, tendo os cursistas a possibilidade de intervir, na qualidade de ajudantes, e participar nos comentários sobre cada um destes atos. Deste modo, será possível demonstrar os diversos passos técnicos de cada uma das cirurgias realizadas, explicar a metodologia seguida na sua execução e reportar os problemas que, eventualmente, se possam colocar no decurso da cirurgia e, ainda, os cuidados pós-operatórios adequados.

A disseção cervical no cadáver ocorrerá, nas sessões da tarde, no Teatro Anatómico do Edifcío da FMUC no Polo I da UC.