De 21 a 26 de julho realiza-se a Universidade de Verão, promovida pela Universidade de Coimbra.

Assumindo-se como uma Escola Médica de vanguarda, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) tem como objetivo e missão não só oferecer uma formação, académica e humana, de elevada qualidade e rigor, mas também criar as condições para o desenvolvimento de projetos de investigação, inovação e empreendedorismo. Assim, para além do seu papel na formação e treino de novos profissionais de saúde, a FMUC é hoje reconhecida, nacional e internacionalmente, como um espaço de produção de conhecimento, em diversas áreas das ciências da saúde. A FMUC proporciona um ambiente altamente vibrante e estimulante, em que o ensino se encontra aliado e fortemente articulado com a investigação. Mais do que apenas transmitir conhecimento, a FMUC orgulha-se de, ao longo dos últimos anos, ter dado uma contribuição muito relevante para o avanço de certas áreas da medicina e da biomedicina. A proximidade entre Faculdade, Centros de Investigação e Hospital Universitário de Coimbra, formando o Pólo das Ciências da Saúde, oferece condições privilegiadas para o desenvolvimento de projetos de investigação de grande dimensão, desde o estudo dos mecanismos até à sua aplicação na prática clínica.

Neste curso de Verão, os participantes terão oportunidade de conhecer alguns destes projetos e de que forma a FMUC contribui para um conhecimento mais detalhado e rigoroso do nosso organismo, nomeadamente do seu funcionamento e das doenças que o afetam, para que depois seja possível desenvolvermos novas e mais eficazes terapias. Para que possas testemunhar tudo isto, convidamos-te a uma visita guiada pelo interior do corpo humano, através daquilo que os ossos têm para te dizer. Poderás também vestir a bata e ser um/a cientista de verdade, ajudando a encontrar a cura para uma doença, que se esconde no interior das células.

PROGRAMA - Curso de Verão da FMUC "Ossos do Ofício"

22 de julho - Dia 1 (09h30-12h30) | Polo III, Sala 75 da Subunidade 3

- Apresentação Institucional - Subdiretor Inv. Doutor Henrique Girão

- O curso de Medicina, pelo médico Prof. Doutor António Jorge Ferreira

- O Curso de Medicina, pelo estudante António Costa (presidente do NEM AAC)

Apresentação das Áreas Estratégicas de Investigação | Atividades Práticas

Equipa: investigadoras Raquel Bóia e Raquel Santiago | Tânia Marques e Teresa Rodrigues

23 de julho - Dia 2 - (09h30-12h30) | Área da Medicina Dentária, Blocos de Celas

Curso de Medicina Dentária – Prof. Doutor Francisco do Vale, coordenador do Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Atividade na Pré-Clínica e visita à Clínica

Equipa: Médicas Dentistas e docentes Anabela Paula, Inês Francisco, Raquel Travassos e Catarina Nunes e Estudante Raquel Duarte (presidente do NEMD AAC)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

24 de julho - Dia 3 (09h30-12h30) | Centro de Simulação Biomédica, Blocos de Celas

O dia começa com uma pequena apresentação de como é ser médico, oferecendo aos participantes uma visão fascinante da vida daqueles que vivem a medicina diariamente. Pretende-se trazer uma perspetiva única sobre a jornada médica, desde os desafios iniciais da faculdade até às noites sem dormir nos hospitais, a adrenalina de uma emergência, a satisfação de um diagnóstico correto e o alívio de uma vida salva.

Divididos em pequenos grupos, os participantes enfrentarão um cenário de emergência com um manequim altamente tecnológico que simula um paciente com sintomas complexos. Sob a orientação dos médicos internos, terão de colaborar, aplicar conhecimentos teóricos e tomar decisões críticas, experimentando os desafios do dia-a-dia de um médico.

Seguidamente, os participantes irão aprender a suturar. Em modelos de pele artificial, experimentarão diferentes técnicas de sutura, desenvolvendo habilidades práticas essenciais e ganhando confiança a cada ponto dado.

Está ainda previsto o treino de gestos clínicos em modelos. Cada procedimento será uma oportunidade para explorar, aprender e sentir-se mais próximo da realidade médica.

Esta manhã no Centro de Simulação Biomédica promete ser uma experiência enriquecedora, onde os participantes não só adquirirão conhecimentos técnicos, mas também uma visão mais profunda sobre a empatia, o trabalho em equipa e a importância dos cuidados médicos. É uma oportunidade imperdível para quem deseja mergulhar no fascinante mundo da medicina e inspirar-se para o futuro.

Equipa: médicos Rita Andrade, Inês Prior e Tiago Antunes - Cirurgia Geral | Tiago Jorge Costa e Daniela Maurício - Medicina Interna

25 de julho - Dia 4 - (09h30-12h00) | Sala Multimédia, Unidade Central, Polo III

Preparação do Congresso Júnior

Gestora de projetos: Inês Costa