CELGA-ILTEC dinamiza 7 Bolsas de Iniciação à Investigação no verão

O plano de trabalhos prevê 4 semanas de atividades presenciais, de 16 de agosto a 09 de setembro de 2022. Período de candidaturas entre 18 e 22 de julho de 2022.

21 julho, 2022≈ 4 mins de leitura

O Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC), UI&D da FCT sediada na FLUC, viu aprovada a sua candidatura ao financiamento “Verão com Ciência 2022” da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P./MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC). Este apoio especial da FCT destina-se exclusivamente a unidades de I&D com classificação de Bom, Muito Bom ou Excelente, sendo a seleção das candidaturas baseada “na qualidade do programa de trabalhos proposto e na exequibilidade da concretização de atividades presenciais de I&D”.

A aprovação da candidatura traduziu-se na atribuição de um financiamento de 3374,84€, valor correspondente a 7 bolsas de iniciação à investigação com a duração de um mês. As bolsas destinam-se a estudantes inscritos num curso técnico superior profissional, numa licenciatura, num mestrado integrado ou num mestrado, ou licenciados inscritos em cursos não conferentes de grau académico na área da Linguística ou da Língua Portuguesa, e com pouca ou nenhuma experiência de pesquisa em Linguística do Texto.

O plano de trabalho proposto pelo CELGA-ILTEC, intitulado ““Iniciação à Investigação Científica no CELGA-ILTEC 2022”, foi elaborado pelos investigadores e investigadoras do projeto “Textos, géneros e conhecimento” do grupo de trabalho Discurso Académico e Práticas Discursivas Académicas (DPDA), que assegurarão também a orientação científica dos sete do/as bolseiros. O plano de trabalhos prevê 4 semanas de atividades presenciais (16 de agosto a 09 de setembro de 2022) enquadradas por docentes e investigadores e assim distribuídas:

• Semana 1 - Iniciação a estratégias de desenho e preparação geral de uma breve pesquisa em Linguística do Texto, com enfoque na análise de recursos genológicos para a construção e divulgação de conhecimento especializado.
  • Semana 2 - Iniciação a estratégias de delimitação de corpora.
  • Semana 3 - Iniciação a estratégias de análise de dados.
  • Semana 4 - Iniciação a estratégias de registo, partilha e demonstração do trabalho de investigação.

Ao longo do período de bolsa, os estudantes serão também convidados a fazer algumas leituras orientadas sobre Metodologias de Investigação em Linguística Aplicada; Escrita Académica; Análise do Discurso; Linguística Textual; Interacionismo Sociodiscursivo; Estudos Retóricos dos Géneros; Writing Across the Curriculum; Linguística Sistémico-Funcional; O conceito de género.

As atividades terão lugar nas instalações da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria no período compreendido entre 16 de agosto e 09 de setembro de 2022.

A candidatura às bolsas de iniciação à investigação no CELGA-ILTEC é obrigatoriamente realizada através da plataforma Apply.uc.pt, no período compreendido entre 18 e 22 de julho de 2022.