Queima das Fitas 2024: Coimbra de saudade, 125 anos para a eternidade

04 junho, 2024≈ 4 mins de leitura

Entre 24 e 31 de maio, a Queima das Fitas, uma das mais emblemáticas tradições académicas da Universidade de Coimbra, voltou a encher as ruas da cidade de alegria, cor e muita festa. Este evento anual, que marca o fim do ano letivo e a despedida dos finalistas, atraiu milhares de estudantes e suas famílias, ex-alunos e turistas para assistir ao grandioso cortejo, concertos e outras festividades.

Cortejo da Queima das Fitas - Faculdade de Farmácia

No dia 26 de maio decorreu o cortejo académico, ponto alto da Queima das Fitas, contou com a participação de seis carros alegóricos da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC): quatro do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), um da Licenciatura em Ciências Bioanalíticas (LCB) e um da Licenciatura em Farmácia Biomédica (LFB). Entre os carros participantes, o segundo lugar foi conquistado pelo carro número 25, com o nome “Phuturalho”. O inovador projeto dos estudantes da FFUC destacou-se pelo design e criatividade, recebendo um prémio de 750 euros. Já o terceiro lugar ficou com o carro número 16, denominado “Diazepânico”, também da FFUC, que impressionou pela originalidade e detalhe, levando um prémio de 500 euros.

"Todos diferentes, todos iguais, em todos os dias!"

Maria José, estudante do 4º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) da Universidade de Coimbra, sofre de uma doença neuromuscular rara, e viveu no dia 26 de maio um dos dias mais especiais da sua vida ao participar no cortejo da Queima das Fitas de Coimbra.

A estudante do MICF utilizou a sua cadeira de rodas elétrica para integrar o cortejo e esteve acompanhada de amigos, colegas e familiares. Este momento marcante foi partilhado por Maria José na sua página do Instagram, onde expressou a felicidade de participar nesta celebração, destacando o apoio e carinho daqueles que a rodeiam.

Comemorações dos Antigos Estudantes

Além das atividades destinadas aos atuais estudantes, a Queima das Fitas também proporcionou momentos de reencontro e nostalgia para os antigos estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

No dia 25 de maio, teve lugar na FFUC a cerimónia que contou com o descerramento de duas placas alusivas àqueles que concluíram o curso há 25 e 30 anos, eternizando assim a memória destas turmas na história da Faculdade de Farmácia. Além do espetáculo das Tunas Imperial TAFFUC e Phartuna, seguiu-se o tradicional jantar organizado para celebrar os 25 e 30 anos de curso dos ex-estudantes, evento realizado no restaurante universitário "Luzio Vaz", localizado no Pólo das Ciências da Saúde.

A Queima das Fitas não é apenas um momento de festa, mas também de reflexão sobre o papel da universidade e da educação na vida dos jovens. Para muitos, é uma oportunidade de despedida, enquanto para outros é um momento de conexão e reencontro com o passado.

Em 2024, a Universidade de Coimbra demonstrou mais uma vez a importância de manter vivas as tradições académicas, reforçando os laços entre gerações e celebrando a riqueza cultural e histórica da instituição.