Faculdade de Farmácia da UC atribui Doutoramento Honoris Causa a James Clark

04 abril, 2023≈ 3 mins de leitura

No próximo dia 3 de maio, a Faculdade de Farmácia vai conceder o Doutoramento Honoris causa a James Clark, Professor na Universidade de York, UK, e na Universidade de Fudan, China.

A concessão deste grau honorifico vem consolidar o objetivo da Universidade de Coimbra na sua afirmação como uma das Universidades mais sustentáveis do mundo. De facto, ao distinguir o Professor James Clark, internacionalmente reconhecido como líder na área da química verde e sustentável, com o seu trabalho a ser aplicado no desenvolvimento de produtos químicos e farmacêuticos mais verdes em parceria com empresas como GSK, Pfizer, Sanofi ou Bayer e com vários centros de investigação europeus, a Universidade de Coimbra prossegue e amplia esse desiderato.

O desenvolvimento do kit de ferramentas “Chem21”, incluindo guias on-line para determinar o “verde” de processos sintéticos orgânicos e guias sobre seleção de solventes, foi um dos principais resultados da sua investigação, bem como a descoberta e desenvolvimento de materiais inovadores e sustentáveis.

A investigação do Professor James Clark é hoje aplicada em variadas áreas, desde as biorrefinarias, à utilização de desperdício de alimentos como matéria-prima para produtos químicos e materiais ou na utilização de micro-ondas como uma via energeticamente eficiente para a valorização da biomassa.

De destacar que o Professor James Clark foi fundador da prestigiada revista líder mundial em química sustentável a “Green Chemistry” da Royal Society of Chemistry .

Ao longo do seu percurso académico e de empreendedor recebeu inúmeros prémios incluindo o prémio American Chemical Society-CEI por incorporação da sustentabilidade na Educação Química, o prémio da Royal Society of Chemistry - Prémio Química Verde, e mais recentemente o Prémio Europeu para a Química Sustentável. Foi já distinguido com o Doutoramento Honoris Causa por várias Universidade Europeias, incluindo a Universidade de Ghent (Bélgica), Universidade de Leuphana (Alemanha) e Universidade de Umea (Suécia).

Finalmente, mas não menos importante, o Professor James Clark, tem colaborado com a Universidade de Coimbra, participando em trabalhos científicos que estiveram na génese de Teses de Doutoramento e de Dissertações de Mestrado. Na qualidade de Professor Visitante da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra tem também participado, como conferencista, no Mestrado em Química Farmacêutica Industrial.

Será, por isso, com naturalidade que o Professor James Clark irá receber o Doutoramento Honoris causa pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, sendo seu apresentante o Senhor Professor Jorge Salvador, estando os elogios do doutorando e do apresentante, respetivamente, a cargo das Senhoras Professoras Lígia Salgueiro Couto e Maria Manuel Silva.