/ Sobre a FEUC

FEUC integra duas agências internacionais de referência nas áreas de Economia e Gestão

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) é membro da Business Graduates Association (BGA) assim como da European Foundation for Management Development (EFMD).

A BGA é uma entidade internacional que confere qualidade acrescida às escolas de Economia e Gestão e que está centrada no incentivo de práticas de gestão responsável e de aprendizagem ao longo da vida, cujo impacto se reflete junto dos estudantes, mas também da comunidade académica em sentido mais lato e da economia de uma forma abrangente.

Em 1980, a BGA deu origem à Association of MBAs (AMBA), reconhecendo nessa altura a importância dos programas de Master Business Administration (MBA) para as Escolas de Negócios. Recentemente, a BGA foi relançada para aumentar a sua abrangência, tendo presente a necessidade de inovar no ensino da gestão. O processo de acreditação do MBA para Executivos da FEUC junto da AMBA beneficiou claramente da adesão da FEUC à BGA.

Com a adesão à BGA, a FEUC passa a integrar uma comunidade que está empenhada em responder aos desafios societais, preparando os líderes do futuro. Assim, será mais fácil estabelecer parcerias, ter acesso às melhores práticas e inovar, potenciado o impacto da FEUC na área da gestão. Além disso, a BGA proporciona diversos recursos e ferramentas aos estudantes das entidades associadas, pelo que trará benefícios para toda a comunidade FEUC.

A adesão à BGA está perfeitamente integrada na estratégia da FEUC, que consiste em reforçar a internacionalização, as parcerias com a comunidade e a competitividade dos cursos de forma a valorizar a preparação dos estudantes para enfrentarem os desafios do de um mundo em mudança.

Por sua vez, no âmbito do processo de reestruturação das licenciaturas em Economia e Gestão, a FEUC foi admitida como membro da European Foundation for Management Development (EFMD), uma prestigiada organização global, sem fins lucrativos, fundada em 1972, que desempenha um papel central na definição da abordagem global do ensino da gestão, muito reconhecida como organismo de acreditação internacional de cursos e escolas no domínio das ciências económico-empresariais.

A EFMD contribui para promover e melhorar a excelência no desenvolvimento da gestão a nível mundial. Dispondo de uma rede de 30.000 profissionais de gestão oriundos do meio académico, empresarial, do serviço público e de consultoras, a EFMD desempenha um papel central na definição da abordagem global ao ensino da gestão e proporciona um fórum único de informação, investigação, trabalho em rede e debate sobre inovação e melhores práticas.

A EFMD é uma rede para escolas e empresas que têm como objetivo desenvolver líderes e gestores socialmente responsáveis que procuram notabilizar-se. De par com a ênfase nos padrões educativos para o ensino da gestão, a EFMD aposta firmemente na aproximação entre empresas e instituições académicas, trabalhando no sentido de facilitar e reforçar os intercâmbios entre ambas.