Sociologia

A licenciatura em Sociologia (1º ciclo) procura proporcionar uma sólida formação dirigida à aquisição dos instrumentos teóricos e metodológicos de base para a prática da sociologia, desenvolvendo competências de compreensão sociológica do mundo atual e de utilização dos conhecimentos sociológicos nos contextos de prática profissional e de investigação científica.

A licenciatura em Sociologia abre uma possibilidade de frequentar o Curso Integrado de Coimbra-Bordéus.

Tipo de Curso | 1º Ciclo / Licenciatura
Coordenador/a do Curso | Ana Raquel Matos

Numerus Clausus (vagas) | 40
Duração | 3 anos

Prova de Ingresso:

Prova nacional 2024/2025: Uma das seguintes provas: 11 História 19 Matemática A 18 Português

¬ DGES – Guia Geral de Exames 2024

Avisos de Abertura 2024/2025


Prova nacional 2025/2026: 8 Português e Uma das seguintes provas: 04 Economia 06 Filosofia 09 Geografia 11 História 19 Matemática A

Apresentação

A Licenciatura em Sociologia (1º Ciclo) procura proporcionar uma sólida formação dirigida à aquisição dos instrumentos teóricos e metodológicos de base para a prática da sociologia, desenvolvendo competências de compreensão sociológica do mundo atual e de utilização dos conhecimentos sociológicos nos contextos de prática profissional e de investigação científica.

Procura, ainda, promover estratégias de formação centradas na aprendizagem e no desenvolvimento de competências, sustentadas em metodologias de trabalho ativas e com forte articulação entre teoria e prática, bem como num compromisso entre formação de banda larga e formação especializada, adaptado às exigências e necessidades do mercado de trabalho.

Simultaneamente, pretende-se estimular a articulação entre o programa de estudos da licenciatura e os programas de formação avançada (2º e 3º ciclos) e investigação científica, concebida para responder às necessidades de aprofundamento e renovação de competências científicas e profissionais especializadas na área da sociologia.

Estrutura curricular

A Licenciatura em Sociologia (1º Ciclo), com a duração de três anos (seis semestres), é atribuída a quem obtiver 180 ECTS, repartidos de acordo com a estrutura curricular por unidades curriculares obrigatórias (126 ECTS) e optativas (54 ECTS).

O quinto semestre é constituído integralmente por unidades curriculares optativas, possibilitando um de três percursos: a) mobilidade internacional ou mobilidade nacional, b) frequência de unidades curriculares de qualquer área científica dentro da Universidade de Coimbra ou c) realização de um dos Menores definidos na estrutura curricular. No sexto semestre as unidades curriculares optativas concentram-se na área da sociologia.

A inscrição nas unidade curriculares optativas está sujeita à aprovação pela coordenação de forma a assegurar o cumprimento dos regulamentos e dos limites de inscrições em cada unidade curricular. A seleção das unidades curriculares de opção deverá ter em consideração o número de ECTS opcionais mínimo e máximo previsto por área científica na tabela de estrutura curricular. Assim, nas áreas científicas de “Economia”, “Estatística”, “História”, “Matemática” e “Outras” poderão ser escolhidos entre 0 e 30 ECTS, e na área científica “Sociologia” entre 24 e 54 ECTS.

» Na seleção das unidades curriculares de opção deverá ter em consideração a informação relativa às Calendário, Vagas e Condições de Seriação.

Os/as estudantes que reúnam pelo menos 30 ECTS em unidades curriculares de opção numa das áreas científicas das restantes licenciaturas (Economia, Gestão ou Relações Internacionais) obtêm um menor nessa área científica. Os menores consistem em componente secundárias específicas que abrangem áreas disciplinares da FEUC, segundo o Plano Curricular indicativo, que permitem alargar as competências adquiridas, reforçando, assim, a sua preparação em áreas específicas do seu interesse.

A inscrição nos menores carece de candidatura, sujeitas ao cumprimento dos critérios e das vagas definidas anualmente.

¬ Candidaturas

Prémio FEUC Exemplar 1º CICLO

O prémio de mérito “FEUC Exemplar 1º CICLO” visa galardoar os melhores estudantes das Licenciaturas em Economia, Sociologia, Gestão e em Relações Internacionais, incentivando a continuidade dos seus estudos e a realização de investigação científica na Faculdade. Esta distinção consiste na oferta, em cada ano letivo, ao/à melhor estudante de uma das quatro licenciaturas, de um apoio à investigação com o valor mensal de 350€, durante 18 meses consecutivos, com início em outubro do ano letivo subsequente ao ano de conclusão da licenciatura.

Acesso a um nível de estudos superior

Os/as licenciados/as em Sociologia possuem competências para se candidatarem a um curso de 2.º ciclo. Encontra mais informações sobre o ensino pós graduado da FEUC.

Saídas Profissionais

O plano curricular proposto tem como objetivo corresponder a perfis profissionais identificados, ou seja, preparação de profissionais versáteis, habilitados/as para o exercício de funções múltiplas e diversas em áreas relacionadas com política social, incluindo políticas locais, desigualdades sociais, justiça, integração social, saúde, ensino e administração escolar, formação, recursos humanos, emprego, cultura e território, comunicação e relações interpessoais.