Nos últimos anos temos testemunhado o crescente interesse dos homens em fazerem percursos individuais e coletivos com foco na desconstrução dos códigos da masculinidade hegemónica e dominante, abrindo espaços a novas expressões de masculinidades e ao envolvimento ativo na paternidade, no cuidado e na luta pela igualdade de género.

No entanto, o contexto sociocultural recente mostra-nos que, apesar destes esforços, a participação dos homens na divisão de tarefas e no cuidado não remunerado é ainda muito mais reduzida quando comparada com a entrada de mulheres no trabalho formal e remunerado resultante de décadas de luta feminista. Por outro lado, a proliferação dos chamados grupos masculinistas - que reivindicam a figura tradicional e hegemónica do homem - tem provocado uma contrarresposta que tem um alto nível de adesão em todo o mundo, especialmente em homens e rapazes mais jovens.

Neste sentido, o I Fórum “Masculinidades em Perspetiva” tem como intuito reunir, em Portugal, grupos de investigação que têm levado novos conhecimentos sobre masculinidades, conhecer experiências de transformação na sociedade, desde o âmbito escolar, organizações da sociedade civil, às políticas públicas e ao seu impacto na construção de uma sociedade mais equitativa, onde os homens tenham um papel ativo na promoção da igualdade.


Equipa organizadora: Men Talks, Observatório Masculinidades.pt/CES, Mestrado em Relações Internacionais/FEUC, Mestrado em Sociologia/FEUC

Programa