A Economy of Francesco Portugal Conference decorre no dia 1 de julho, totalmente online.

A First Economy of Francesco Portugal Conference é uma iniciativa da EoF Portugal que busca aproximar os participantes jovens e séniors num ambiente académico, plural e aberto a interação e discussão. São 12 as áreas de pesquisas abrangidas: Gestão e presente; Finanças e humanidade; Trabalho e cuidado; Agricultura e justiça; Energia e pobreza; Negócios e paz; Mulheres para a economia; CO2 das desigualdades; Vocação e lucro; Negócios em transição; Vida e estilo de vida; e Políticas e felicidade. No entanto, outros trabalhos serão bem vindos para a temática livre, reforçando desta forma o convite para pessoas de todas as áreas.

Esta conferência é uma oportunidade única para que jovens e investigadores seniores contribuam para uma economia “que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a devasta”.

Datas Importantes:

A conferência será realizada online no dia 1 de julho de 2022.

Submissão dos trabalhos - até 31 de Maio

Para mais informações: https://eofportugal.wixsite.com/first

O CeBER e a FEUC juntaram-se a esta iniciativa promovendo um debate aberto e plural para um paradigma mais crítico da Economia.

De onde surge a Economia de Francisco Portugal

Numa carta dirigida especialmente aos jovens, em Maio de 2019, o Papa Francisco desafiou todos a participarem num evento com o propósito de repensar uma “economia diferente, que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a devasta.”

A figura escolhida para inspirar a reflexão foi São Francisco de Assis, o santo que se despojou de todas as formas de egocentrismo para colocar a sua vida ao serviço dos mais pobres, o santo da atenção aos frágeis e da ecologia integral.

Assim nasce a Economia de Francisco – um movimento mundial, encabeçado pelas gerações mais jovens, mas que quer chegar a todos, com o objetivo de promover uma economia mais orgânica, que integre e amplie a preocupação ativa pelo meio ambiente, mas também pelas relações e vínculos que nos unem a todos.

Tendo em conta este objetivo nasceu, em Portugal, a rede da Economia de Francisco Portugal – EoF Portugal! São uma rede de pessoas, profissionais, investigadores, empreendedores, estudantes, que se movem por este novo paradigma, procuram desafiar, fazer refletir e questionar o que precisa de ser transformado na economia estabelecida, em prol de uma economia mais centrada no amor e no cuidado pelo que nos rodeia.

Para saber mais sobre a iniciativa portuguesa da Economia de Francisco: https://economiadefrancisco.org/index.php/sobre-nos

Para saber mais sobre a iniciativa internacional da Economia de Francisco: https://francescoeconomy.org/