FEUC acolhe Palestra sobre a determinação dos requisitos do capital dos bancos

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) acolhe, no próximo dia 24 de abril de 2024, pelas 17h00, no Auditório, uma palestra sobre “Determinação dos Requisitos do Capital dos Bancos: as mudanças em curso nos Acordos de Basileia”. Na sessão será apresentado o livro Gestão do Risco Bancário, de José Soares da Fonseca, Professor Associado com Agregação Aposentado da FEUC. Editado pela Almedina, o livro será apresentado por Rui Baptista, licenciado e pós-graduado em economia pela FEUC, que fez carreira ao longo de três décadas no sector da banca, tendo ainda lecionado sobre o sector financeiro no ISCAC/IPC e desempenhado cargos de direção administrativa e financeira em empresas doutros sectores de atividade.

Os riscos associados à atividade bancária reentraram na ordem do dia em 2007, quando teve início a crise financeira internacional, a qual, no caso português, teve continuidade na crise da dívida e no recurso à troika. Uma consequência da crise financeira internacional foi a revisão da regulação financeira e da supervisão bancária, sob a influência dos acordos de Basileia. É sobre estas mudanças que se falará na palestra, tendo por base o novo livro de José Soares da Fonseca. O livro aborda todos os tipos de risco bancário, tanto num plano teórico como aplicado. Os diferentes tipos de risco bancário, a forma como se refletem nas componentes do balanço do banco e a determinação dos requisitos de capital destinados a cobri-los são tratados ao longo dos quinze capítulos deste manual, agrupados em quatro partes. O autor vê o livro como tendo dois propósitos que se complementam: um é servir os profissionais da banca que, pela natureza das suas funções, tenham interesse em estudar, de forma abrangente ou parcial, os temas tratados no livro; o outro é servir cursos superiores das áreas da Gestão Bancária ou Economia Bancária.

Estas iniciativas destinam-se a todas/os as/os estudantes de licenciatura e pós-graduação da FEUC, sendo abertas à comunidade. Cada interessado/a deve inscrever-se previamente no link https://ls.uc.pt/index.php/985342?lang=pt, o que lhe permitirá solicitar certificado de participação no evento. O evento é organizado pela Coordenação do Mestrado em Economia (Marta Simões e Pedro Bação, Professores Associados da FEUC).