No dia 8 de abril, sexta-feira, às 10h, em formato hibrido, realiza-se uma aula aberta, no âmbito do Seminário de Doutoramento II do Doutoramento em Cidades e Culturas Urbanas.

Complexificando Margens - territorialidades, mobilidades e lugares urbanos na Área Metropolitana de Lisboa

Simone Frangella

sala 2.2 ou via ZOOM - https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84368867910?pwd=VXM3Wi9Rdk1vS25Sam9vWDVCZHFGZz09)

Biografia

Simone Frangella é antropóloga e investigadora auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas, Brasil (2004).

As pesquisas realizadas durante o Mestrado e o Doutorado trataram de temas relacionados ao espaço urbano, corporalidade, percursos itinerantes e a construção de sociabilidades, tendo a rua como espaço central.

Já na Europa, foi pesquisadora associada ao King’s College, Universidade de Londres e pesquisadora visitante na Goldsmiths College. Neste período trabalhou, respetivamente, sobre produção cultural brasileira em Londres e imagens afro-brasileiras e sobre os imigrantes brasileiros em Londres.

Desde 2009 vive em Lisboa. Dedicou-se por anos a questões relacionadas com as mobilidades transnacionais, particularmente os fenómenos migratórios e suas dinâmicas sociais e simbólicas. Tendo como recorte empírico a migração brasileira, privilegiou alguns aspectos: as relações de gênero e familiares, os discursos sobre identidade nacional e sobre pertenças territoriais, relações geracionais, a produção cultural, a gestão da vida e a construção da pessoa.

Nos últimos anos, passou a pensar as configurações e margens territoriais dos bairros da Área Metropolitana de Lisboa, tendo como o foco a Margem Sul, a fim de compreender como as relações de pertença territoriais se cruzam com relações intergeracionais, com diferentes experiências laborais e relações de convivialidade.