No dia 16 de dezembro, às 17h, realiza-se uma conferência do Ciclo de Conferências do Doutoramento em Sociologia (edição 2022/2023).

João Cancela, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa), é o conferencista convidado que abordará o tema A divergência urbano/rural no comportamento político português.

Nota biográfica:

João Cancela é professor auxiliar de Ciência Política na NOVA FCSH, onde se doutorou em 2020. Antes disso foi assistente convidado na Universidade do Minho e técnico do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural. Os seus principais temas de investigação são o comportamento político e a democracia, com destaque para o estudo da participação eleitoral. Coordena, em conjunto com José Santana Pereira, o projecto "Mecanismos e impactos da abstenção eleitoral em Portugal", financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. As suas publicações mais recentes incluem artigos nas revistas Government and Opposition e South European Society and Politics, tendo editado, em conjunto com Filipa Raimundo, o volume "As eleições de 1975: eleições fundadoras da democracia portuguesa", publicado pela Assembleia da República em 2021.