/ Prémios FEUC

Prémio Professora Doutora Ana Maria Rodrigues

Regulamento do Prémio

“Não há longe nem distância” entre cada um de nós e a Ana Maria Rodrigues. Ouvimos a sua voz a ecoar nestes corredores, a gargalhada que anuncia a sua chegada ou o perfume que denuncia a sua presença.

Recordamos também como a Ana Maria Rodrigues arquitetou o Mestrado em Contabilidade e Finanças e o momento em que convidou alguns de nós para fazermos parte da equipa docente.

Criado em 2000, numa primeira versão que contava com a participação da Faculdade de Economia da UC, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, o Mestrado em Contabilidade e Finanças é reinventado em 2006. Nesta data, sob o impulso da Ana Maria Rodrigues, é aprovada no Senado da UC a adequação do 2.º ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Contabilidade e Finanças, sendo dotado de um novo plano de estudos.

Em 20 de junho de 2013, é aprovada a alteração do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Contabilidade e Finanças. E, neste ano, o Ciclo de Estudos é acreditado pela Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior por um período de 6 anos.

Em todas estas fases do Mestrado em Contabilidade e Finanças, o contributo da Ana Maria Rodrigues mostrou-se decisivo. Sempre comprometida com uma atitude de melhoria contínua, de renovação do plano de estudos de modo a bem servir as necessidades de formação dos/as Estudantes, a Ana Maria Rodrigues moldou o Mestrado em Contabilidade e Finanças tal como o conhecemos hoje.

“Não há longe nem distância” entre a Ana Maria Rodrigues e o mundo. Oradora e conferencista em inúmeros eventos científicos em Portugal e no estrangeiro, presença assídua em júris de mestrado e de doutoramento organizados por várias escolas, juiz-árbitro, docente em universidades portuguesas e estrangeiras, membro da Comissão de Revisão do Código do IRC, jurista, autora e co-autora de estudos incontornáveis na área de contabilidade, Presidente da Comissão de Normalização Contabilísticas, eis alguns dos episódios do multifacetado percurso profissional de Ana Maria Rodrigues.

Desta jornada pelo mundo, Ana Maria Rodrigues regressa a Casa, à sua Casa, à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, para aí ser uma ímpar e invulgarmente talentosa Professora de Contabilidade. Com igual empenho e disponibilidade, acompanha os Estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. E, rapidamente, gera-se uma relação de cumplicidade entre Professora e Estudantes que, muito normalmente, evolui para uma relação de amizade para a vida. Se para criar uma criança é necessária uma aldeia, para formar Estudantes são imprescindíveis Professores comprometidos com os valores da Universidade.

O Prémio Profª Doutora Ana Maria Rodrigues, cuja criação hoje se assinala, resulta do harmonioso concerto de três instituições: a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde a Professora Ana Maria Rodrigues desenvolveu uma apaixonada e brilhante carreira académica, a Editora Almedina, com quem a Professora Ana Maria Rodrigues publicou vários dos seus estudos mais relevantes, e a Ordem dos Contabilistas Certificados com quem a Profª Ana Maria Rodrigues colaborou na qualidade de vogal do Colégio de especialidade de Contabilidade Financeira.

Este Prémio destina-se, por um lado, a preservar o legado académico e científico da Professora Ana Maria Rodrigues no domínio da contabilidade. Por outro lado, este Prémio testemunha o incondicional compromisso da Professora Ana Maria Rodrigues com a arte de ensinar, de transmitir conhecimento, de inspirar os mais jovens, de os fazer acreditar nas sua qualidades e talentos. Um compromisso incondicional com o mérito, com a justeza da avaliação, com o rigor, com a integridade académica.

O Prémio Profª Doutora Ana Maria Rodrigues distinguirá a melhor dissertação apresentada no Curso de Mestrado em Contabilidade e Finanças da Universidade de Coimbra. Ao Premiado ou à Premiada será atribuída a inscrição na Ordem dos Contabilistas Certificados ou, em alternativa, o valor pecuniário correspondente. Além disso, a dissertação selecionada será publicada pelas Edições Almedina.

O sonho de criar o Prémio Profª Doutora Ana Maria Rodrigues tornou-se realidade porque várias pessoas nele acreditaram.

As Coordenadoras do Mestrado em Contabilidade e Finanças, Dras. Susana Jorge e Isabel Cruz, que cuidaram dessa ideia e a propuseram à Senhora Diretora da Faculdade de Economia.

A Senhora Diretora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, aqui representada pela Dra. Fátima Sol, que acolheu favoravelmente a ideia e a patrocinou.

A Ordem dos Contabilistas Certificados, aqui representada pelo Dr. Manuel Teixeira, que, reconhecendo o mérito do/a Estudante distinguido, lhe oferece a inscrição ou, em alternativa, o valor pecuniário correspondente.

As Edições Almedina, aqui representadas pela Dra. Paula Valente, que, querendo renovar o seu portefólio de autores, aceitaram publicar a dissertação de Mestrado distinguida.

O Prémio Profª Doutora Ana Maria Rodrigues está criado. E agora, ergue-se um novo desafio. O de o fazer crescer. E ele crescerá tanto quantas as vezes em que for atribuído e distinguir uma Dissertação.

“Sabia que a Gaivota era muito sensata. Quando voava com ela pensei muito e escolhi as palavras, para que quando as pronunciasse ela percebesse que eu tinha aprendido alguma coisa. “Gaivota”, disse eu por fim, “porque me levas a ver Rae, se sabes que na realidade já me encontro junto dela? (Richard Bach, Não há longe nem distância, Publicações Europa-América.)

“Não há longe nem distância” entre a Ana Maria Rodrigues e cada um de nós.

Maria Elisabete Ramos

Coimbra, 13 de abril de 2019.

Prémio 2022-2023 | Ana Catarina de Paula Leite
Prémio 2021-2022 | Ricardo Carvalho Joaquim