/ Mestrados

Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo

Grau Académico: Mestrado
Regime de estudo: Presencial
Idioma: PT
Área Científica: Ciências sociais e do comportamento

Duração: 2 anos
ECTS: 120
Acreditação: A3ES | 2020-07-31 a 2026-07-30
Propina Anual:

Estudante Nacional ou equiparado: 1063,47€
Estudante Internacional: 7000€

Apresentação


Este Ciclo de Estudos decorre de uma reflexão aprofundada sobre as práticas de intervenção social e sobre a necessidade, reconhecida nessa reflexão, de sustentar a intervenção em projectos inovadores e numa dinâmica de ação empreendedora.
O Mestrado em “Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo” visa promover e consolidar competências analíticas, de planeamento e de intervenção social, a nível global e local, potenciando a emergência de respostas criativas e reflexivas face a cenários de vulnerabilidade, exclusão, desigualdades sócio-económico-culturais, precarização e sofrimento social. Para o efeito enquadra um programa formativo marcadamente interdisciplinar e uma orientação pragmática, combinando inovação e empreendedorismo social, passível de colocar em primeira linha a fundamentação estratégica de intervenções orientadas para o bem-comum, a otimização de recursos sócio-económicos e a articulação coerente entre público e privado.

O Mestrado em "Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo" destina-se preferencialmente a:

  • pessoas com um grau do 1 º ciclo em áreas com afinidades com as do Mestrado (por exemplo, trabalho social, sociologia, psicologia social, políticas sociais, desenvolvimento local e animação sociocultural)
  • profissionais que trabalhem em projetos de intervenção social e/ou em organizações sociais
  • atuais e futuros/as empreendedores/as sociais, que desenvolvam ou pretendam desenvolver projetos e iniciativas de inovação social.

De acordo com a lei (artigo 45º dos DL 74/2006, de 24 de Março e 107/2008, de 25 de Junho), quem se candidatar e que, no 1º Ciclo de Estudos, tenha frequentado e concluído com sucesso unidades curriculares com conteúdos idênticos aos lecionados no Mestrado poderá ver creditada essa formação. Do mesmo modo, poderá ser reconhecida, através da atribuição de créditos, a sua experiência profissional, bem como formação anteriormente obtida.

Vídeos | Congresso Internacional MISIE