/ Mestrados / Contabilidade e Finanças

Equipa Docente

Coordenação

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Susana Jorge
Professora Associada com Agregação da FEUC (área de investigação – contabilidade pública)

PhD in Accounting and Finance, Local Government Accounting (University of Birmingham, UK).

Associate Professor with habilitation, Faculty of Economics, University of Coimbra, Portugal, lecturing Public Sector and Business Financial Accounting.

Affiliated researcher of the CICP – Research Centre in Political Science, University of Minho, (Braga) Portugal. Collaborator researcher of the CeBER – Center for Business and Economics Research, University of Coimbra, Portugal.

Research interests: Public Sector Accounting and Management, focusing on financial reporting and IPSAS, and in the Local Government.

Chair of the Executive Board of the research Network CIGAR – Comparative International Governmental Accounting Research.

Member of the Academic Advisory Group of the International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB-AAG).

Liliana Pimentel
Professora Auxiliar da FEUC (área de investigação – contabilidade financeira)

Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Doutorada em Gestão de Empresas, com especialidade em Contabilidade, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Cocoordenadora do Mestrado em Contabilidade e Finanças e Coordenadora dos Programas de Mobilidade Erasmus na área da Gestão. Durante 16 anos (2005 a 2021) desempenhou funções autárquicas, nomeadamente como responsável política pela Divisão Administrativo-Financeira, Educação, Ação Social e Cultura.

Áreas de interesse e investigação:

  • Contabilidade Financeira e Relato Financeiro. Qualidade da Informação Financeira (Earnings Quality or Earnings Management; Firm Valuation; Market Value Added; Residual Income Model; Valuation; Accruals Quality; Family Firms and Non-Family Firms; Listed Companies and Bank Sector).
  • Contabilidade das Entidades do Setor Não Lucrativo do Estado (IPSS's, Fundações e Associações).
  • Contabilidade Ambiental e Social e Relato de Sustentabilidade (Environmental Accounting and Sustainability Reports; Corporate Social Responsability).

Contabilidade Pública, com enfoque no Setor Público e Autarquias.

António Martins

Licenciatura em Economia (1985) e Doutoramento em Gestão (1999) pela Universidade de Coimbra. Professor Auxiliar - FEUC (Fiscalidade) Consultor tributário, sendo autor ou coautor de diversos relatórios e pareceres de especialistas. Membro do painel de peritos fiscais externos do FMI, tendo participado em missões técnicas em África e na América Latina. Árbitro fiscal nos tribunais que funcionam no CAAD, Lisboa, desde 2011. Diretor do Mestrado em Contabilidade e Finanças FEUC 2001-2003. Co-coordenador do Doutoramento em Gestão Empresarial, FEUC, 2013-2015. Autor de artigos publicados, entre outros, nos seguintes periódicos: European Taxation, Intertax, Journal of Applied Accounting Research, International Journal of Law and Management, Management of Environmental Quality, Accounting, Economics and Law

Carmina Nunes

Licenciada em Economia pela Universidade de Estudos Económicos de Bucareste (Roménia), Mestrado em Marketing e Comunicação de Negócios pela mesma Universidade. Em 2012 obteve o Doutoramento em Gestão pela Universidade Valahia. Exerceu vários cargos profissionais entre 2000 e 2013 na Roménia e na Polónia. Iniciou a carreira docente no ensino superior português em 2013, onde tem lecionado unidades curriculares nas áreas de ética, gestão e marketing. Em 2016 começou a colaboração com a Universidade de Aveiro, onde também é membro associado no centro de investigação GOVCOPP. Colabora desde 2019 com a FEUC. É autora de três livros e de vários artigos científicos publicados em revistas especializadas nos domínios da Ética, Responsabilidade Social, Marketing e Gestão.

Catarina Frade

Doutorada em Economia (Especialidade de Estruturas Sociais da Economia e História Económica) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2008). Previamente obteve uma licenciatura em Direito (FDUC, 1993) e um Mestrado em Economia Europeia (FEUC, 1996). Iniciou a sua atividade docente na FEUC em 1996, onde tem lecionado diversas unidades curriculares na área do Direito nos diferentes ciclos de estudo. É investigadora do Centro de Estudos Sociais, onde integra a linha temática Democracia, Justiça e Direitos Humanos. Os seus interesses de investigação situam-se nos domínios do consumo e endividamento das famílias, insolvência de empresas e dos consumidores, regulação do digital, direito da concorrência e direito do trabalho. Possui diversas publicações nacionais e internacionais, nomeadamente no TQM Journal, International Insolvency Review, Indiana Journal of Global Legal Studies ou no Journal of Consumer Policy.

Daniel Taborda

Licenciado em economia, mestre em contabilidade e auditoria e doutor em gestão de empresas. É Professor na FEUC na área da contabilidade e da fiscalidade, membro do CeBER, Árbitro no CAAD e Revisor Oficial de Contas (sócio-gerente da PPTB, SROC, Lda.). Exerceu funções na área financeira e de apoio à gestão em diversas instituições públicas e privadas, foi administrador de uma empresa de biotecnologia, da qual foi sócio – fundador em 2003, e foi docente do Instituto Politécnico de Coimbra, do Instituto Superior Miguel Torga e da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Os interesses de investigação centram-se na tributação do rendimento, relato financeiro e auditoria financeira.

Elisabete Ramos

Maria Elisabete Ramos é Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Doutorada em Direito pela mesma Faculdade. Em 2021 obteve a Agregação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. É Professora Auxiliar com agregação na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É investigadora do Centre for Business and Economics Research (CeBER) da Universidade de Coimbra. É membro do Observatório da Concorrência e Vice-Presidente da AIDA Portugal. Os seus principais interesses de investigação são o direito das sociedades, o direito dos seguros, o direito da concorrência e o direito cooperativo.

Elvira Bobillo

Elvira Bobillo é uma profissional do ensino superior, uma bancária experiente com mais de 20 anos de experiência em financiamentos transfronteiriços, e uma líder na coordenação de equipas multi-geográficas. Foi Chefe de Sindicações na Itau BBA International, centrando-se nas transações transfronteiriças entre a EMEA e a Latam. Antes de se juntar ao Itau, foi Diretora de Empréstimos Sindicados e Trade Finance no Banco Finantia UK, concentrando-se em transações de mercados emergentes principalmente na Rússia, CEI, Turquia e Latam. Anteriormente foi responsável de Trade and Export Finance no Banesto (Grupo Santander). Antes desta posição, trabalhou no CESCE, a ECA espanhola, como subscritora de risco político e comercial para transações de exportação a médio e longo prazo e project finance. A Elvira combina a sua atividade nos mercados financeiros com o ensino de Finanças e Economia em várias universidades internacionais. Possui um mestrado em Finanças pelo CUNEF; licenciatura em Economia e Gestão pelo CUNEF (Universidade Complutense) e é doutoranda em Economia e Finanças pela Universidade Pontifícia de Comillas.

José Vaz Ferreira

Doutorado em Organização e Gestão de Empresas, pela Universidade de Coimbra, em 2007, MBA/Mestrado em Gestão pela Ancell School of Business, Universidade de Connecticut, EUA, em 1986, e licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra, em 1982. De 1987 a 1992, na Universidade Autónoma Luís de Camões e na Universidade Internacional, foi Professor Auxiliar. Desde 1993, é docente na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, na qualidade de Professor Auxiliar, tem lecionado e sido responsável, por unidades curriculares na área da Contabilidade, Auditoria, Controlo de Gestão e Finanças Empresariais, no 1º e 2º ciclo, bem como em cursos de pós-graduação. Foi consultor na KPMG Peat Marwick e Price Waterhouse Coopers. Desempenhou diversos cargos de Direção em empresas industriais, com destaque para a área financeira. Tem publicado artigos científicos em revistas internacionais. É Revisor Oficial de Contas e Controlador/Relator da OROC e da CMVM.

Isabel Cruz

Doutorada em Gestão pelo ISCTE-IUL (2015), na especialidade de Contabilidade. Obteve a Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas (FEUC, 1994) e um Mestrado em Ciências Empresariais (FEUC, 1998), para além de um Bacharelato em Contabilidade e Administração (ISCAC, 1990) e uma Licenciatura em Controlo de Gestão (ISCAC, 1994).

É Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Coordenadora dos Estágios do Mestrado em Gestão e do Mestrado em Contabilidade e Finanças.

É investigadora no CeBER, Membro da Management Control Association, da European Accounting Association (desde 2005), da Ordem do Contabilistas Certificados (desde 1990) e do GRUDIS (Rede Portuguesa de Investigação em Contabilidade), desde 2005. É coautora de vários livros, entre os quais Manual de Gestão Financeira Empresarial (Coimbra Editora) e Entrepreneurial and Innovative Practices in Public Institutions (Springer, 2016), bem como de vários artigos em atas de conferências nacionais e internacionais, arbitrados pelos pares. Tem especial interesse na investigação sobre: mudança organizacional, sistemas de Controlo de Gestão em organizações públicas (hospitais), Gestão Hospitalar, New Public Management (NPM), Activity-Based Costing & Management (ABC/M), Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC), Balanced Scorecard (BSC), sistemas de avaliação do desempenho, práticas inovadoras de Contabilidade de Gestão, Contabilidade de Gestão em novos designs organizacionais, sistemas de planeamento de recursos organizacionais, gestão da cadeia de valor e contabilidade inter-organizacional, novas técnicas, processos e informações de Contabilidade de Gestão, relações entre estratégia competitiva e Contabilidade de Gestão, integração e desintegração da Contabilidade de Gestão, desafios da globalização para a Contabilidade de Gestão, mudança do papel do contabilista nas organizações, o contributo da Contabilidade de Gestão para melhorar resultados significativos e mensuráveis em sustentabilidade, como é que os objetivos de desenvolvimento sustentável podem e devem ser integrados na contabilidade e no Controlo de Gestão, sistemas de contabilidade e o Controlo de Gestão em organizações não lucrativas, novas tendências da contabilidade e do Controlo de Gestão, o impacto das questões de género no desempenho das organizações, e Teoria Institucional.

Mário Augusto

Mário Augusto is currently a Full Professor at the Faculty of Economics, University of Coimbra (FEUC), where he has been teaching courses on financial management, financial calculus, strategic financial decisions, data analyse, and related areas, and has supervised of several Ms and PhD students. He is researcher at the Centre for Business and Economics Research at University of Coimbra (CeBER). Mário is the coordinator of the Business Administration Group at the FEUC and member of the Assembly of the FEUC. He is reviewer of the several peer-reviewed international journals and evaluator of Ms and PhD theses. His research interests include capital structure and dividend decisions, banking, risk management, corporate governance, microcredit, family firms, entrepreneurship, entrepreneurial finance, innovation and decision-making. His publications include several dozens of articles in peer-reviewed international journals, as well as proceedings of professional meetings, books chapters, and several books.

Paulo Gama

Paulo M. Gama é Professor Associado de Finanças da Universidade de Coimbra (FEUC). É doutorado em Gestão (Finanças) e Mestre em Ciências de Gestão pela ISCTE-IUL School of Business, e é licenciado em Economia pela FEUC. Tem experiência letiva em Investimentos, Análise Financeira e Finanças Empresariais nos programas de graduação, pós-graduação e formação executivos. É investigador do CeBER – Centre for Business and Economics Research. Os seus interesses de pesquisa incluem investimentos, mercados de capital internacionais, finanças comportamentais, finanças empresariais e PME. É co-autor de livros didáticos na área e sua pesquisa foi publicada em diversas revistas internacionais indexadas.

Pedro Cerqueira

PEDRO A. CERQUEIRA is Assistant Professor at the Faculty of Economics of the University of Coimbra, Portugal and is affiliated to the CeBER ( Centre for Business and Economics Research – Coimbra). He holds a PhD in Economics (2007, European University Institute, Florence, Italy), an MSc in Monetary and Financial Economics (2000, ISEG, Technical University of Lisbon, Portugal) and a BSc in Economics (1996, University of Coimbra, Portugal). He was, also, a visiting scholar at the University of Massachusetts, Amherst, USA in 2013-2014. Since June 2016 is member of the INFER’s board. His research interests include the Economics of European Integration, Business Cycles, Economic Growth and Energy Economics. He has published in several peer reviewed international journals, book chapters and proceedings of professional meetings, as well as, edited several books.

Hélder Sebastião

Helder Sebastião é licenciado em Economia e tem um Mestrado em Economia Financeira pela Universidade de Coimbra. Em 2007 obteve o doutoramento em Finanças e Mercados Financeiros pela Universidade de Lancaster. É professor auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde, desde 1994, ensina Economia Financeira e do Risco, Derivados Financeiros e Moeda e Banca. Foi, durante vários anos, o coordenador do Mestrado em Economia na FEUC. Publicou vários artigos na área de Economia Financeira, com destaque para as criptomoedas.