/ Doutoramentos

Acreditação: A3ES | 2020-07-31 a 2026-07-30
Propina Anual: 2000 €

Apresentação

A questão urbana e das cidades é da maior pertinência e actualidade. As cidades e as suas múltiplas manifestações socioculturais, políticas e ambientais são um dos temas que mais decisivamente condicionam a qualidade de vida futura da maioria da população mundial. Atento a esta situação, o Doutoramento em Cidades e Culturas Urbanas procura oferecer uma formação avançada, científica, profissional e de intervenção em torno da agenda urbana mundial, do seu desenvolvimento e dos seus limites e incongruências. É um Programa de enorme abrangência temática que estimula o diálogo interdisciplinar entre a sua matriz sociológica de base e outras áreas científicas e do saber. O Programa acompanha o debate internacional sobre as cidades e o seu futuro e debruça-se sobre as mais diversas dimensões sociais, políticas e culturais da vida urbana e as formas de organização, planeamento e governação das cidades contemporâneas.

Organizado pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e o Centro de Estudos Sociais (CES), o programa de Doutoramento em Cidades e Culturas Urbanas desenrola-se no estimulante ambiente intelectual que estas instituições propiciam, a que se juntam as vantagens decorrentes das variadas parcerias científicas internacionais.

Testemunhos

Mónica Guerra

A possibilidade de transitar em um ambiente onde a aprendizagem é produzida a partir do encontro – de ideias, de pessoas, de experiências, de referências – configura a principal qualidade deste programa de doutoramento. A pulsão criativa e o rigor teórico encontram espaço para coexistir e para serem fortalecidos ao longo de toda a jornada. Aqui encontrei acolhimento, orientação e todo o incentivo para conduzir a minha investigação.

Ana Louback

Ao costurar relações entre espaços urbanos e manifestações socioculturais, o mérito do Programa de Doutoramento em Cidades e Culturas Urbanas está essencialmente na transversalidade. Com um plano de trabalho instigante, o Programa preza pelo estímulo a uma análise crítica e oferece ferramentas multidisciplinares que nos dão fundamental suporte à condução de um percurso investigativo criativo, contudo, comprometido com as realidades socioculturais, ambientais e políticas presentes nos territórios. Ao reunir pesquisadores de diferentes origens, interesses e trajetórias, o Programa molda um espaço de troca tão intenso quanto diverso, a partir do qual nossos repertórios se ampliam, na medida em que o debate acerca da(s) urbanidade(s) se aprofunda. A declarada disposição para agregar à matriz sociológica outras esferas do saber traduz um sentido de urgência em se descolonizar o pensamento em torno do urbano, entendendo ser este um caminho necessário não só à compreensão da multiplicidade de dinâmicas que compõem a produção do espaço contemporâneo, assim como à proposição de novas agendas para as nossas cidades.