/ Doutoramentos

ECTS: 240
Acreditação: A3ES | 2019-07-31 a 2025-07-30
Propina Anual: 2000 €

Como deve suceder com um programa deste nível de formação, o doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos (PIRC) tem como objetivos genéricos a profissionalização qualificada e a autonomia de investigação dos/as estudantes. Em termos específicos, o PIRC está estruturado de modo a propiciar a formação de competências avançadas de leitura da política internacional contemporânea, com um particular ênfase no estudo das dinâmicas de conflitualidade e de paz internacionais, seja do ponto de vista das causas e sinais de emergência de conflitos, seja do ponto de vista dos instrumentos teóricos e técnicos de resolução de conflitos, procurando, pois, combinar as agendas de investigação dos conflict studies, dos security studies e dos peace studies. Daí a opção por um programa que combina valências de formação técnica com valências de enquadramento teórico da conflitualidade, segurança e paz internacionais, tendo em vista a compreensão e a transformação positiva dos conflitos.

Testemunhos

Judith Jordà Frias

Este Programa de Doutoramento é uma referência nas abordagens críticas de RI e Estudos para a Paz. Além disso, possui uma característica que a torna excepcional: o corpo docente e discente são definidos pela multidisciplinaridade, mas, sobretudo, pelo rigor académico, paixão e respeito, ingredientes essenciais para um acompanhamento profícuo

Mário Elisandro Correia Gonçalves

A possibilidade de experienciar/ouvir «mundos/vozes» díspares que se fundem e/ou complementam na edificação do conhecimento crítico e englobante é um dos aspetos que mais me tem fascinado nessa minha caminhada no CES e no Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos.

Natalie Shobana Ambrose

Escolhi o CES pela sua diversidade de investigação. Senti que podia ser um lugar para crescer academicamente e que me permitiria contribuir de forma positiva. O centro de investigação é um local de encontro do mundo, onde a diversidade atinge muito mais que as disciplinas e o estudo, facultando uma comunidade de pessoas empenhadas em contribuir para um espaço activo de aprendizagem.