Primaveras Estudantis: da crise de 1962 ao 25 de Abril | Convento São Francisco

21 janeiro, 2023≈ 2 mins de leitura

A exposição “Primaveras Estudantis: da crise de 1962 ao 25 de Abril”, que revisita a cronologia deste movimento de oposição à ditadura do Estado Novo e o seu papel na construção da democracia, está patente em Coimbra, no Convento São Francisco, a partir de dia 10 de dezembro e até 25 de abril de 2023.

A exposição, coordenada por Álvaro Garrido, Diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, inclui documentos com elevado valor histórico, alguns dos quais inéditos, recolhidos em coleções privadas e arquivos pessoais. Os acontecimentos são recordados através de filmes, entrevistas, textos, fotografias e autocolantes. Criou-se também um mural de homenagem aos estudantes presos e expulsos do país durante a ditadura. O design expositivo é do cenógrafo e museógrafo António Viana.

Uma exposição itinerante

A exposição “Primaveras Estudantis: da crise de 1962 ao 25 de Abril foi inaugurada em Lisboa a 24 de março, Dia do Estudante, também a data em que Portugal passou a ter mais tempo de democracia do que ditadura.

Esse momento simbólico, que coincidiu igualmente a data em que se cumpriram os 60 anos da crise académica de 1962 em Lisboa, foi o ponto de partida para as comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril em Portugal.

Esta é uma iniciativa da Estrutura de Missão para as Comemorações do Quinquagésimo Aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974.