Prémio Maria Barroso atribuído a Rosa Monteiro

O Prémio tem como objetivo distinguir mulheres ou homens que, individualmente ou à frente de instituições, desenvolvem/desenvolveram um trabalho relevante nas áreas da não discriminação, da igualdade de género e cidadania.

15 janeiro, 2023≈ 3 mins de leitura

Prémio Maria Barroso atribuído a Rosa Monteiro

Um júri constituído por especialistas independentes, um representante da família Barroso-Soares e da Câmara Municipal de Lagoa (Algarve) decidiu atribuir a Rosa Monteiro o Prémio Maria Barroso, que este ano vai na sua 3.ª edição. A cerimónia de entrega do Prémio decorreu no Centro Cultural São José daquela cidade, no dia 8 de março.

O Júri desta edição foi presidido por Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa do Algarve e composto por Isabel Barroso Soares, em representação da família de Maria Barroso; Anália Torres, professora catedrática de sociologia do ISCSP, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e fundadora e coordenadora do CIEG, Centro Interdisciplinar de Estudos de Género; Clara de Jesus, Consultora e perita em Igualdade de Género; Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género; Virgínia Ferreira, doutorada em sociologia, professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), investigadora permanente do CES, Centro de Estudos Sociais e membro fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres.

Este prémio bienal, foi instituído pelo Município de Lagoa e tem como objetivo distinguir mulheres ou homens que, individualmente ou à frente de instituições, desenvolvem/desenvolveram um trabalho relevante nas áreas da não discriminação, da igualdade de género e cidadania.

Nas duas edições anteriores o Prémio foi atribuído a Maria do Céu da Cunha Rêgo (1.ª edição) e a Teresa Pizarro Beleza (2.ª edição).

Partilhe