Faculdades de Economia das Universidades de Coimbra, Porto e Minho unidas para estudar o impacto para Portugal de um mercado de capitais mais desenvolvido

08 maio, 2024≈ 3 mins de leitura

As Faculdades de Economia das Universidades de Coimbra, Porto e Minho uniram-se num consórcio que foi escolhido pela CMVM – Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, supervisor do mercado de capitais em Portugal, na decorrência de um procedimento prévio de consulta ao mercado para formação de um Acordo de Cooperação, para estudar o impacto que um mercado de capitais mais desenvolvido pode ter no País. A constituição deste consórcio e Acordo de Cooperação foram anunciados no passado dia 23 de maio, na Conferência Anual da CMVM, pelo seu Presidente, Dr. Luís Laginha de Sousa.

O estudo baseia-se em comparações internacionais usando para isso dados macro e microeconómicos para aferir o impacto de um maior uso do mercado de capitais pelas empresas portuguesas e empresas estrangeiras que queiram investir em Portugal. Apresentar-se-ão ainda resultados sobre o comportamento da poupança das famílias. Tendo por base os resultados do estudo, o consórcio prevê ainda propor medidas para que as empresas portuguesas usem mais o mercado de capitais nacional e este constitua um incentivo para um maior dinamismo económico do País, nomeadamente através do uso e desenvolvimento de novas tecnologias que recorram ao capital humano de que o País dispõe.

O estudo é coordenado por Tiago Sequeira da Universidade de Coimbra e conta com os seguintes investigadores: Óscar Afonso, Ana Isabel Sá e Jorge Farinha da FEP; Miguel Portela, Nelson Areal e Artur Rodrigues da Universidade do Minho e ainda Pedro Bação e Marcelo Santos da Universidade de Coimbra. O desenvolvimento do estudo contará ainda com o acompanhamento por parte da CMVM através de uma Comissão criada para o efeito.

Espera-se que o estudo esteja concluído no final de 2024.